Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21599
Título: A tensão autoritarismo-liberalismo em Oliveira Vianna: elementos para uma nova leitura do conceito de 'autoritarismo instrumental'
Autor(es): Gentile, Fabio
Palavras-chave: Autoritarismo instrumental
Corporativismo
Liberalismo
Totalitarismo
Data do documento: 2014
Editor: IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política
Citação: Gentile, F. (2014)
Resumo: O conceito de “autoritarismo instrumental” formulado por W. Guilherme dos Santos Polarizase em torno da ideia de Oliveira Vianna que o autoritarismo é apenas um instrumento transitório, devendo ser abandonado após o alcanço dos fins planejados (a sociedade liberal). É uma explicação parcialmente satisfatória. Este trabalho pretende formular uma nova leitura da categoria de “autoritarismo instrumental” devendo ser repensada tendo em vista demais fatores: o autoritarismo se caracteriza como “instrumental” também porque busca a sua legitimidade no afastamento do estado totalitário europeu para se apresentar como o mais “adequado” para sustentar a nova ordem industrial do Pais, e ao mesmo tempo, dado o seu caractere transitório, ele apresentaria sempre uma possibilidade em cada fase da ditadura varguista de abrir para uma sociedade liberal.
Descrição: GENTILE, Fabio. A tensão autoritarismo-liberalismo em Oliveira Vianna: elementos para uma nova leitura do conceito de 'autoritarismo instrumental'. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA, 9., 2014, Brasília. Anais... Brasília: ABCP, 2014, 19p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21599
ISBN: 978-85-66557-01-5
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_fgentile.pdf157,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.