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Título: Reconhecendo caminhos para uma educação patrimonial no territótio cearense
Autor(es): Siebra, Lucia Maria Gonçalves
Batista, Vanessa Louise
Bomfim, Zulmira Áurea Cruz
Palavras-chave: Educação ambiental
Educação patrimonial
Território
Espaço público
Cidade
Environmental education
Heritage education
Territory
Public space
City
Data do documento: 2014
Editor: Série Patrimônio Cultural e Extensão Universitária - IPHAN
Citação: Siebra, L. M. G.; Batista, V. L.; Bomfim, Z. A. C. (2014)
Resumo: Esse artigo visa apresentar a trajetória da criação de uma linha de extensão e pesquisa na Universidade Federal do Ceará através da elaboração do projeto intitulado Educação Patrimonial e Ambiental - Ações Protetoras frente ao Risco e à Vulnerabilidade Social da Juventude. Considerando que o ano de 2012 foi marcado por várias situações e fatos políticos que atravancaram as articulações necessárias para o andamento contínuo e efetivo das ações previstas no trabalho em campo - o caminho possível foi a expansão interna da discussão e criação de estratégias de continuidade para efetivar pesquisas e intervenções sobre a Educação Patrimonial a partir do contato com a realidade escolar e comunitária no bairro Jacarecanga, Fortaleza-CE. Sendo assim, os conceitos e métodos desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (LOCUS), em 2012, foram propagadores da relevância do aprofundamento dessa temática, agregando outros núcleos de pesquisa e extensão do Departamento de Psicologia que se integraram para, juntos, gerarem um campo de pesquisa e extensão voltado ao desenvolvimento de conhecimento e métodos facilitadores dos vínculos entre a população e a gestão pública em prol do patrimônio cultural cearense.
Abstract: This article presents the history of the creation of an extension and research line at the Universidade Federal do Ceará through the elaboration of the project titled Educação Patrimonial e Ambiental - Ações Protetoras frente ao Risco e à Vulnerabilidade Social da Juventude. Considering that the year 2012 was marked by several political situations and facts that cluttered the necessary articulations for the continued progress and effective joint actions envisaged in field work - the possible way was the expansion of internal debate and the creation of continuity strategies in order to accomplish research and interventions on Heritage Education through the contact with the reality of the school and of the Jacarecanga neighborhood community, at Fortaleza - CE. Therefore, the concepts and methods developed in the Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (LOCUS), in 2012, were spreaders of the relevance in deepening this theme, bringing together other extension and research centers of the Psychology Department, which have joined together, in order to generate a field of research and extension aimed at the development of knowledge and facilitating methods of linkages between population and public management in favor of Ceará’s cultural heritage.
Descrição: SIEBRA, Lucia Maria Gonçalves; BATISTA, Vanessa Louise; BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Reconhecendo caminhos para uma educação patrimonial no territótio cearense. Série Patrimônio Cultural e Extensão Universitária - IPHAN, Brasília, n. 1, p. 1-25, fev. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21650
ISSN: 2357-755X (online)
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