Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21663
Título: Sobre 'peineta' e 'cuero': entrevista com Oscar Guasch
Autor(es): Guasch, Oscar
Paiva, Antônio Cristian Saraiva
Veras, Elias Ferreira
Palavras-chave: Oscar Guasch
Peineta
Cuero
Data do documento: 2016
Editor: Revista Estudos Feministas
Citação: Guasch, O.; Paiva, A. C. S.; Veras, E. S. (2016)
Resumo: Oscar Guasch é professor titular do Departamento de Sociologia da Universidad de Barcelona. Sua obra representa um marco teórico na constituição do campo de estudos sobre sociologia da sexualidade na Espanha, no final dos anos 1980.Sua trilogia da homossexualidade, constituída pelos livros La sociedad rosa (Barcelona: Editorial Anagrama, 1991), La crisis de la heterosexualidad (Barcelona, Editorial Laertes, 2000) e Héroes, científicos, heterosexuales y gays: los varones enperspectiva de género (Barcelona: Ediciones Bella terra, 2006),uma contribuição original para a reflexão sobre masculinidade se homossexualidades. Em 06 de junho de 2014, foi realizada entrevista com ele na Universidad de Barcelona, em Barcelona.Infelizmente ainda pouco conhecido no Brasil, seu trabalho dialoga com as epistemologias hegemônicas no estudo sobre gênero e sexualidade, constituindo-se, em muitos aspectos,como uma alternativa teórica original e fecunda. Na presente entrevista, Oscar narra sobre sua formação intelectual, sobre o cenário da sociologia e da antropologia da sexualidade na academia espanhola, apontando deslocamentos de gerações,objetos e teorizações. Reflete sobre mudanças nas políticas sexuais em curso no movimento LGBT na Espanha, discorrendo sobre democracia e cidadania gay. Reivindicando um método de trabalho artesanal, divertido, e, ao mesmo tempo, crítico, na sua abordagem dos temas corpo, sexualidade, saúde e identidades de gênero Oscar sintetiza, no diálogo que se segue,as ideias fundamentais da trilogia da homossexualidade, de sua crítica às teorizações da masculinidade e, ainda, questiona a teoria queer. Oscar Guasch também publicou outros livros: Sociología de la sexualidade (Barcelona: Centro de Investigationes Sociológicas, 2003), Sexualidades: diversidad y control social(Barcelona: Ediciones Bella terra, 2003), Observacion participante (Barcelona: Centro de Investigaciones Sociologicas, 2002), Vida de hombres: relatos de vida (Ed.).(Barcelona: Ediciones Bellaterra, 2012).
Descrição: GUASCH, Oscar; PAIVA, Antônio Cristian Saraiva; VERAS, Elias Ferreira. Sobre 'peineta' e 'cuero': entrevista com Oscar Guasch. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 183-198, jan./abr. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21663
ISSN: 0104-026X
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_acspaiva.pdf84,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.