Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2168
Título: Sobre os peneídeos do nordeste brasileiro
Autor(es): Fausto Filho, José
Palavras-chave: Camarão - Brasil - Nordeste
Data do documento: 1966
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: FAUSTO FILHO, J. (1966)
Resumo: Pouco se conhece acerca dos peneídeos da costa do nordeste brasileiro, apesar da importância econômica que representam. A área considerada pela Estação de Biologia Marinha da Universidade Federal do Ceará para a realização de inventários biológicos, em águas atlânticas do nordeste brasileiro, está compreendida entre as bocas dos Rios Parnaíba e São Francisco, limitada ao norte pelo Equador e a leste pela longitude 30°W. Dos trabalhos sobre o assunto, feitos por autores nacionais, destacamos o de Moreira (1901), em que aparece uma lista dos peneídeos do Brasil, conhecidos até aquela data. Recentemente, os estudos de Boschi (1963 e 1964), citam como ocorrendo na área em questão, apenas as seguintes espécies: Xiphopenaeus kroyerí (Heller), Penaeus schmitti Burkenroad, Penaeus aztecus Ives, Penaeus brasiliensis Latreille, baseado num material proveniente dos Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, e da possibilidade das espécies Solenocera atlantidis Burkenroad, Solenocera geijskesi Holthuis, Sicyonia dorsalis Kingsley, Sicyonia stimpson Bouvier, Trachypenaeus constrictus (Stimpson), aparecerem em águas litorâneas e tropicais do Brasil.
Descrição: FAUSTO FILHO, Jose. Sobre os peneídeos do nordeste brasileiro. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 06, n.1, p. 47-50, jun. 1966.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2168
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1966_art_jffilho.pdf277,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.