Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21699
Título: Liderança e insulto moral na greve policial de 2011 no Ceará: um estudo das formas de acusação
Autor(es): Silva Neto, Antonio Sabino da
Sá, Leonardo Damasceno de
Palavras-chave: Insulto moral
Greve policial
Estudo
Data do documento: 2014
Editor: 38º Encontro Anual da ANPOCS
Citação: Silva Neto, A. S.; Sá, L. D. (2014)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar os discursos produzidos a partir das ações do Capitão Wagner de Sousa, líder da greve da Polícia Militar do Ceará no ano de 2011, ocasião que o consolidou como principal representante da categoria geral “trabalhadores da segurança pública”, agenciada pelas falas do líder. Nas reivindicações, apelas por consideração e por reconhecimento da condição de “pessoa” e de “cidadania” de policiais deu a tônica, além das questões de condições de trabalho e salariais. Os representantes políticos do Governo do Estado do Ceará e o próprio governador, Cid Gomes, bem como seu irmão, Ciro Gomes, travaram duras lutas discursivas de mútua desqualificação moral com o Capitão. De parte a parte, Ciro Gomes e Capitão Wagner se acusaram mutuamente de bandidos, vagabundos, entre outras desqualificações morais que tiveram forte teor de hipermasculinidade nas trocas, ambos assumindo discursos de “macho”, de “homem” que não tem medo de ninguém, enfim, toda uma retórica da masculinidade guerreira foi acionada pelas falas dos dois...
Descrição: SILVA NETO, Antonio Sabino da; SÁ, Leonardo Damasceno de. Liderança e insulto moral na greve policial de 2011 no Ceará: um estudo das formas de acusação. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 38., 2014, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPOCS, 2014, p. 1-21.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21699
ISSN: 2177-3092
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_assilvaneto.pdf399,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.