Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2170
Título: Primeira contribuição ao inventário das algas marinhas bentônicas do nordeste brasileiro
Autor(es): Ferreira, M. M.
Pinheiro, F. C.
Palavras-chave: Alga - Brasil - Nordeste
Data do documento: 1966
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: FERREIRA, M. M.; PINHEIRO, F. C. (1966)
Resumo: Existem poucas referências sobre a flora autológica marinha do nordeste brasileiro. Além das informações encontradas nos trabalhos de Luetzelburg (1922 - 1923), Taylor (1931) e Rocha (1946), nada mais conhecemos sobre o assunto. O ano de 1962 marca o inicio de estudos algológicos mais detalhados nesta região, com a realização de frequentes coletas, cujos resultados parciais apareceram recentemente (Joly et al., 1965a e 1965b). O presente trabalho constitui um dos objetivos da Estação de Biologia Marinha da Universidade Federal do Ceará, que pretende realizar inventários das espécies marinhas que ocorrem no nordeste brasileiro, considerando como tal a área compreendida entre as bocas dos Rios Parnaíba e São Francisco, limitada ao norte pelo Equador e a leste pela longitude de 30°W, Dada a extensão da região a ser estudada, inicialmente procuramos inventariar as algas marinhas da área do município de Fortaleza, que é limitada a sudeste pela boca do Rio Pacoti e a noroeste pela boca do Rio Ceará. Nesta área, o litoral apresenta-se uniforme, plano e entremeado de recifes submersos, próximos à costa, alguns dos quais ficam descobertos nas marés baixas. Em certos trechos, como por exemplo na boca do Rio Coco, tais recifes alcançam até dois metros de altura, quando expostos nas marés baixas. A plataforma continental é extensa, encontrando-se ainda recifes a 60 quilômetros da costa, em profundidades de 10 a 20 metros.
Descrição: FERREIRA, M. M.; PINHEIRO, F. C. Primeira contribuição ao inventário das algas marinhas bentônicas do nordeste brasileiro. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 06, n.1, p. 59-66, jun. 1966.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2170
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1966_art_mmferreira.pdf437,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.