Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21701
Título: Dor, sofrimento e luto das mães de periferia em Fortaleza
Autor(es): Sá, Leonardo Damasceno de
Rodrigues, Hosana Suelen Justino
Aguiar, Deiziane Pinheiro
Palavras-chave: Violência
Luto
Mulheres
Data do documento: 2014
Editor: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia
Citação: Sá, L. D.; Rodrigues, H. S. J.; Aguiar, D. P. (2014)
Resumo: A realidade da dor é incomensurável, é uma experiência subjetiva, podendo ser, todavia, expressa no contexto intersubjetivo, pode ser relativamente compreendida ao ser posta em cena. Este artigo busca analisar as formas do luto das mães que tiveram filhos vítimas de mortes por agressão, principalmente, por uso de arma de fogo nas favelas à beira-mar na cidade de Fortaleza. O foco analítico é a dimensão da agência das mulheres, que, grosso modo, podem oscilar entre (a) profunda angústia diante da morte dos filhos, resultando em situações de adoecimento psíquico; (b) sentimentos de vingança que podem, inclusive, desencadear novos eventos de violência letal, alimentados por incitação de mães que mobilizam homens armados (parentes, aliados, vizinhos, policiais etc.) para vingar a morte do filho; (c) busca por justiça, criando outras formas de ação coletiva que mobilizam recursos como ideias de cidadania e ativismo de movimentos sociais; O que importa ressaltar é que mesmo as formas de silêncio das mães diante de suas perdas são formas de fala social sobre os eventos de morte matada por arma de fogo que atingem seus filhos, principalmente, entre 20 e 29 anos, rapazes, jovens adultos: recorte de gênero por onde passa a produção social de crimes letais intencionais (homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte).
Descrição: SÁ, Leonardo Damasceno de; RODRIGUES, Hosana Suelen Justino; AGUIAR, Deiziane Pinheiro. Dor, sofrimento e luto das mães de periferia em Fortaleza. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA, 29., 2014, Natal. Anais...Natal: ABA, 2014, p. 1-16.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21701
ISBN: 978-85-87942-28-9
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_ldSa.pdf87,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.