Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21702
Título: Sigilo, confiança e práticas de moralidade nos serviços de inteligência da PM no Ceará
Autor(es): Cavalcante, Ricardo Moura Braga
Sá, Leonardo Damasceno de
Palavras-chave: Serviços de inteligência
Ceará
PM
Data do documento: 2014
Editor: 38º Encontro Anual da ANPOCS
Citação: Cavalcante, R. M. B.; Sá, L. D. (2014)
Resumo: Romano (2008a) afirma que “a democracia começa e termina com o segredo”. Isso se deve à importância do sigilo para a vida pública. Saber gerir as informações relativas aos assuntos estratégicos do Estado é uma arte expressa por meio de uma razão específica que não teme se valer da dissimulação, mentira e ocultamento como expedientes para a manutenção do poder. Esta é uma imagem pública bastante difundida do que seja o segredo na sua relação com o poder. As discussões de Foucault sobre os confrontos entre Estado de Polícia e Estado de Direito são reveladoras também desses problemas de constituição de uma frágil e tênue moralidade pública dos agentes discricionários do Estado, afinal, a teoria da razão de estado reivindicava o exercício de um poder estatal que funcione à revelia de questões legais, jurídicas e de direito, vistos pelos agentes do Estado de Polícia como limitadores de poder; ou seja, para incrementar as forças do Estado policial, os agentes estatais poderiam agir contra a lei, a moralidade e os costumes (Foucault, 2008)...
Descrição: CAVALCANTE, Ricardo Moura Braga; SÁ, Leonardo Damasceno de. Sigilo, confiança e práticas de moralidade nos serviços de inteligência da PM no Ceará. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 38., 2014, Caxambu. Anais...Caxambu: ANPOCS, 2014, p. 1-25.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21702
ISSN: 2177-3092
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_rmbcavalcante.pdf582,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.