Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21737
Título: Anorexia, uma velha doença? Por uma história social da “anorexia sagrada” e “anorexia nervosa”.
Autor(es): Martins, Mayara Magalhães
Paiva, Antônio Crístian Saraiva
Palavras-chave: Anorexia
História Social
Doença
Data do documento: 2011
Editor: XV Congresso Brasileiro de Sociologia
Citação: Martins, M. M; Paiva, A. C. S. (2011)
Resumo: Com tamanha repercussão nos dias de hoje, os ditos transtornos alimentares formam um conjunto de sintomas que desafiam as disciplinas acadêmicas ao seu entendimento. Em cada disciplina opera-se um discurso sobre a anorexia conforme os fundamentos e heranças teóricas de um campo científico específico. No que concerne à terapêutica, a psiquiatria privilegia os aspectos familiares e orgânicos da vida das pacientes, a psicanálise enfatiza as ambiguidades que estão em jogo na relação mãe e filha, a nutrição tenta esclarecer os sujeitos das deficiências de sua alimentação etc.A medicina, embora priorize os aspectos orgânicos da vida dos indivíduos, formulando modelos generalizantes da constituição bioquímica humana, não deixa de ser um produto da cultura. Seus discursos são constituídos e suas técnicas terapêuticas superadas a medida que novos conhecimentos são produzidos (...)
Descrição: MARTINS, Mayara Magalhães; PAIVA, Antonio Crístian Saraiva. Anorexia, uma velha doença? Por uma história social da “anorexia sagrada” e “anorexia nervosa”. In: Congresso Brasileiro de Sociologia, 15., 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2011, 20 p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21737
ISSN: 2236-6636
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_mmmartins.pdf145,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.