Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21758
Título: Participação e reconhecimento: mapeando percepções de dirigentes partidárias
Autor(es): Barreira, Irlys Alencar Firmo
Gonçalves, Danyelle Nilin
Palavras-chave: Atuação política
Mulheres
Data do documento: 2012
Editor: 36º Encontro Anual da ANPOCS
Citação: Barreira, I. A. F.; Gonçalves, D. N. (2012)
Resumo: A atuação política de mulheres nos diferentes espaços de representação tem sido frequentemente abordada no âmbito das disposições institucionais, supondo-se a coerência e o desejo de “participar” de forma igualitária e democrática por parte das protagonistas. Nessa perspectiva, a expressão “participação política” adquire uma conotação polissêmica, tendo em vista a variedade de interpretações e apropriações do termo. No espaço dos partidos, a ideia de “participação” abrange um escopo amplo que inclui a constituição de candidaturas e a ação do trabalho político que se efetiva no cotidiano da agremiação. O momento eleitoral, nesse sentido, destaca a presença de candidatas como requisito balizador da “participação”, sendo contabilizados, numérica e comparativamente, postulantes homens e mulheres a cargos de representação.
Descrição: BARREIRA, Irlys Alencar Firmo; GONÇALVES, Danyelle Nilin. Participação e reconhecimento: mapeando percepções de dirigentes partidárias. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 36., Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: ANPOCS, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21758
ISSN: 2177-3092
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_ibarreira.pdf202,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.