Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21762
Título: Comissão Nacional da Verdade: atores, conflitos
Autor(es): Gonçalves, Danyelle Nilin
Palavras-chave: Ditadura
Memória
Reparação
Comissão Nacional da Verdade
Data do documento: 2015
Editor: 1º Congresso da Associação Internaconal de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa
Citação: Gonçalves, D. N. (2015)
Resumo: Ao longo das últimas décadas, o Estado brasileiro vem criando e ampliando leis reparatórias aos perseguidos políticos pela ditadura militar brasileira (1964-1985). Ao reconhecer legalmente, a responsabilidade pelas prisões, torturas, sequestros, desaparecimentos forçados e assassinatos cometidos durante esse período, traz novamente à tona a discussão sobre a ditadura militar e o desrespeito aos direitos humanos. Tomando as atividades da Comissão Nacional da Verdade (CNV), instituída em 2012 para averiguar as violações ocorridas nesse período, o trabalho se propõe a discutir os significados simbólicos das atividades da CNV, os atores envolvidos, os conflitos surgidos nesse processo e as disputas em torno da memória dos anos de chumbo.
Descrição: GONÇALVES, Danyelle Nilin. Comissão Nacional da Verdade: atores, conflitos. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA, 1., 2015, Lisboa. Anais... Lisboa: Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015, 12p.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21762
ISBN: 978-989-99357-0-9
Aparece nas coleções:DCSO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_dngonçalves.pdf279,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.