Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21765
Título: Ruah, o sopro da vida: cultura de paz, sonhos e esperanças nas juventudes do Lar Fabiano de Cristo
Título(s) alternativo(s): Ruah, le souffle de vie: culture de la paix, rêves et espoirs en Maison de Jeunes Du Christ Fabiano
Autor(es): Nascimento, Elizangela Lima do
Orientador(es): Matos, Kelma Socorro Lopes de
Palavras-chave: Ambiente escolar – Ceará
Afetividade
Relação professor-aluno
Paix
Jeunesses
Data do documento: 2016
Citação: Nascimento, E. L.; Matos, K. S. L. (2016)
Resumo: O presente estudo foi realizado com os jovens participantes do Grupo Ruah, da Casa de Fernando Melo, sede do Lar Fabiano do Cristo, localizado no bairro Jurema, em Caucaia, Ceará. O grupo foi criado com o objetivo de formar as juventudes entre 14 e 29 anos, oferecendo formação profissional, esportes, cursos de artes e temas relacionados à ética, cidadania e cultura de paz, fundamentados numa visão de educação integral. A pesquisa priorizou a ótica dos jovens sobre a experiência no grupo e as repercussões das ações formativas em suas vidas e na comunidade na qual estão inseridos. A pesquisa apresenta enfoque qualitativo, tendo como proposta priorizar a voz das juventudes. Como recurso metodológico, foram utilizadas as oficinas temáticas em cultura de paz, caracterizando a pesquisa participante com o objetivo de coletar saberes e percepções dos sujeitos pesquisados. Realizou-se ainda pesquisa bibliográfica, documental e exploratória. Para a coleta de dados, recorreu-se à observação participante, entrevistas semiorientadas e grupos focais. Como suporte teórico para as reflexões sugeridas, lançou-se mão de autores como Abramo (1997, 2003), Dayrell (2003, 2007), Freire (2011, 2013), Jares (2002, 2007), Matos (2001a, 2001b, 2003, 2006a, 2006b, 2006c) e Yus (2002a, 2002b, 2009). As juventudes anunciam a importância do Lar Fabiano como espaço para a sociabilidade dos jovens, atuando como referência no acolhimento e na assistência à comunidade. As experiências com o Grupo Ruah registram mudança de postura em suas trajetórias e histórias de vida, favorecendo o despertar para noções de ética, tolerância e empatia no cotidiano. Cabe destacar o impacto das oficinas temáticas junto aos jovens, denotando em suas falas e experiências uma mudança considerável e significativa de valores e uma nova ótica em favor da cultura de paz.
Descrição: NASCIMENTO, Elizangela Lima do. Ruah, o sopro da vida: cultura de paz, sonhos e esperanças nas juventudes do Lar Fabiano de Cristo. 2016. 165f . Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21765
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tese_elnascimento.pdf3,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.