Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21799
Título: Uma visão interacionista sociodiscursiva de leitura: por uma proposta interventiva para a aula de leitura no ensino básico
Autor(es): Barbosa, Lílian Paula Leitão
Orientador(es): Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Ambiente de sala de aula - Fortaleza (CE)
Ambiente escolar - Fortaleza (CE)
Professores e alunos - Fortaleza (CE)
Recherche-action
ISD
Data do documento: 2016
Citação: Barbosa, L. P. L.; Leurquin, E. V. L. F. (2016)
Resumo: A leitura é o foco principal do nosso trabalho, pois ela tem um lugar de destaque nas práticas sociais, já que é, por meio dela, que os indivíduos se comunicam nos diversos setores da sociedade. Diante da importância da leitura para a formação de um leitor crítico e social, fica evidente a relevância da escola e do agir professoral do professor de Língua Portuguesa LM (Língua Materna) no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Este estudo, então, proporcionou a análise dos últimos resultados das provas de larga escala, Spaece e Prova Brasil, aplicadas aos alunos do último ano do Ensino Fundamental II, dos anos de 2009 a 2013 no estado do Ceará, em que foram averiguados, apesar de uma melhora significativa, os baixos índices de proficiência em leitura. Para reverter esse quadro de ainda baixos resultados nas diversas avaliações internas e externas envolvendo leitura no nível básico de ensino, seria necessário que se elaborasse uma transposição didática inovadora, capaz de encorajar professores a novas descobertas e desafios. Verificando essa necessidade, propomos, então, uma intervenção por meio da metodologia da pesquisa-ação, “pesquisa associada a diversas formas de ação coletiva que é orientada em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação” (THIOLLENT, 2008), utilizando um modelo de sequência didática (DOLZ, 2010), voltada para o ensino da leitura para o nível básico, mais especificamente para o nono ano do Ensino fundamental II. Tratar-se-á de uma pesquisa qualitativa sobre a prática da leitura em sala de aula e do trabalho docente cujo foco será o próprio agir profissional do professor-pesquisador. O objetivo deste trabalho, portanto, é propor uma perspectiva interventiva mais atual para tornar essa aula de leitura mais eficiente para a aprendizagem e para o desenvolvimento da competência comunicativa dos discentes. Para conseguirmos tal objetivo, ancoramo-nos em estudos de Braggio (1992), quanto à concepção sócio-histórica ideológica de linguagem, tendo como base o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD (BRONCKART, 1999) e os modelos de aulas de leitura propostos por Cicurel (1991) e Leurquin (2014).
Descrição: BARBOSA, Lílian Paula Leitão. Uma visão interacionista sociodiscursiva de leitura: por uma proposta interventiva para a aula de leitura no ensino básico. 2016. 266f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21799
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_lplbarbosa.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.