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Título: A Educação permanente em saúde para os cirurgiões-dentistas da estratégia saúde da família: o caso de Sobral, Ceará
Título em inglês: A Permanent education in health for dentists of the family health strategy: the case of sobral, ceará
Autor(es): Maciel, Jacques Antonio Cavalcante
Orientador(es): Osawa, Maristela Inês
Coorientador(es): Farias, Mariana Ramalho de
Queiroz, Maria Veraci Oliveira
Palavras-chave: Educação Continuada
Odontologia
Atenção Primária à Saúde
Data do documento: 16-Nov-2016
Editor: Biblioteca da Universidade Federal do Ceará
Citação: MACIEL, J. A. C. (2016)
Resumo: A inclusão da Odontologia na Estratégia Saúde da Família (ESF) propiciou ao cirurgiãodentista um olhar mais integral ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e a possibilidade de um campo de aprendizagem no cenário de prática, corroborando com o que está formalizado na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). A Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) tem como uma das metas prioritárias definir uma política de Educação Permanente em Saúde (EPS) para os trabalhadores em saúde bucal, com objetivos de implementar projetos de mudança na formação técnica, de graduação e pós-graduação que atendam às necessidades da população e dos princípios do SUS. Esta pesquisa teve como objetivos analisar as ações de Educação Permanente para a organização do processo de trabalho nos cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Sobral -CE, identificar as concepções dos gestores e Cirurgiões-Dentistas de Saúde da Família sobre EPS, caracterizar o planejamento das ações de EPS para o cirurgião-dentista da ESF de Sobral e descrever como ocorrem as práticas de Educação Permanente para Cirurgiões-Dentistas no município de Sobral, Ceará. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso realizada no sistema de saúde de Sobral, Ceará no período de dezembro de 2015 a ma rço de 2016. A coleta de dados se deu por pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada com todos os cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família e com profissionais representantes da Gestão da Atenção Primária à Saúde/Educação Permanente. A apresentação e análise dos dados ocorreu em três fases, onde para a análise documental e da observação participante foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, e as respostas das entrevistas foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) com a elaboração de discursos que representem o olhar dos cirurgiões-dentistas e da gestão da educação permanente do município de Sobral. O texto final foi organizado seguindo a análise por triangulação de dados de acordo com o referencial de Minayo. A pesquisa respeitou os preceitos éticos dos estudos que envolvem seres humanos. Participaram do estudo trinta profissionais. A EPS em Sobral possui um histórico anterior ao surgimento da política ministerial, representada pela constituição de um Sistema Saúde Escola. A Escola de Formação em Saúde da Família (EFSFVS) atualmente ocupa o lugar de ordenadora dos processos municipais de EPS. O DSC mais prevalente sobre a concepção de EPS para cirurgiões-dentistas mostrou conceitos que se aproximam da Educação Continuada, diferente da concepção dos gestores. A ação de maior significado para os participantes da pesquisa foi o Momento Teórico -Conceitual oferecido aos cirurgiões-dentistas pela EFSFVS junto à Coordenação Municipal de Saúde Bucal, já que outros espaços de aprendizagem como a Roda e Tecnologias de Educação à Distância (EaD) não foram mencionadas. As sugestões de melhoria para o Momento Téorico-Conceitual nos discursos remetem à necessidade de ampliação do conceito de EPS para este públ ico e de vivenciar outros espaços de aprendizagem, especialmente a interiorização para o campo de práticas no território, um fator que pode aproximar o processo de trabalho em saúde bucal da atuação interdisciplinar proposta pela ESF. Políticas de gestão d o trabalho e da educação na saúde com ênfase na valorização profissional e fortalecimento dos vínculos constituem -se ferramentas que, ao transformar o sujeito em um ser crítico, reflexivo e ativo, permite o diálogo e participação dos envolvidos no processo educativo, de forma a alcançar o desenvolvimento de habilidades e competências através da dissipação de conhecimento.
Abstract: The inclusion of dentistry in the Family Health Strategy (FHS) led to the dentist a more comprehensive look at the user's Unified Health System (SUS) and the possibility of a learning field in practice scenario, corroborating what is formalized the National Policy of Permanent Education in Health (PNEPS). The National Oral Health Policy (PNSB) is one of the priority goals set a Permanent Education policy Health (EPS) for workers in oral health, with goals to implement change projects in technical training, undergraduate and graduate that meet the needs of the population and the principles of SUS. This research aimed to analyze the actions of Permanent Education for the organization of the work process in dentists of the Family Health Strategy (FHS) in Sobral-CE, to identify the views of managers and Dentists Health EPS on Family characterize the planning of EPS shares to the dentist of Sobral ESF and describe how to place the practices of Continuing Education for Dentists in the city of Sobral, Ceará. This is a research with qualitative approach of a case study carried out in Sobral health system, Ceará from December 2015 to March 2016. The data collection was carried out by documentary research, participant observation and structured interview with all Health Strategy dental surgeons of the Family and the representation of Permanent Education for this audience. The presentation and analysis of the data will occur in three phases, to the documentary analysis and participant observation to Bardin content analysis, and the answers of the interviews will be analyzed through the Collective Subject Discourse (DSC) with the preparation of speeches representing the look of dentists and the management of the continuing education of the city of Sobral. The final text was organized following the analysis by triangulating data according to Minayo benchmark. The study followed the ethical precepts of the studies involving human subjects. Participants were thirty professionals. The EPS in Sobral has a previous history to the emergence of the ministerial policy, represented by the establishment of a Health System School. The Training School in Family Health (EFSFVS) currently occupies the place of ordering the municipal processes EPS. The most prevalent DSC on the design of EPS for dentists showed concepts approaching the Continuing Education, different conception of managers. The most significant action for the participants of the research was the theoretical conceptual offered to dentists by EFSFVS moment by the Municipal Coordination of Oral Health, as other learning spaces such as wheel and Distance Education Technologies not They were mentioned. The improvement suggestions for the theoretical and conceptual moment in speeches refer to the need to expand the EPS concept for this audience and to experience other areas of learning, especially the internalization for field practices in the territory, a factor that can approach the process work in oral health interdisciplinary approach proposed by the ESF. Labor management policies and health education with an emphasis on professional development and strengthening linkages are that tools, to turn the subject into a being critical, reflective and active, allows the dialogue and participation of those involved in the educational process, in order to achieve the development of skills and competencies through knowledge dissipation.
Descrição: MACIEL, J. A. C. A Educação permanente em saúde para os cirurgiões-dentistas da estratégia saúde da família: o caso de Sobral, Ceará. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) Faculdade de Medicina, Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2016
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21829
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