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Título: Consciência fonológica e as relações grafofonêmicas: uma proposta para o desenvolvimento da fluência e precisão leitoras de alunos com distorção idade-série
Título em inglês: Phonological awareness and grafophonic relationships: a proposal for the development of fluency and accuracy of reading students with age-grade distortion
Autor(es): Lima, Maria José Leite
Orientador(es): Lima Júnior, Ronaldo Mangueira
Palavras-chave: Alunos com Defasagem Idade-Série – Desenvolvimento da Leitura -Fortaleza (CE)
Desempenho em leitura - consciência fonológica
Desenvolvimento da leitura
Didactic Proposa
Reading Fluency and Precision
Data do documento: 2016
Citação: Lima, M. J. L.; Lima Júnior, R. M. (2016)
Resumo: Este trabalho objetivou investigar aspectos da consciência fonológica e as relações grafofonêmicas no desenvolvimento da fluência e da precisão leitoras de alunos com distorção idade-série. O estudo foi dividido em quatro etapas: teste piloto, pré-teste, intervenção e pós-teste. Participaram do teste piloto 94 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública municipal de Fortaleza, CE. A partir do teste piloto, foram identificados os alunos com distorção idade-série, destes, 16 alunos formaram dois grupos da pesquisa: Grupo de Estudo, GE (8 alunos) e Grupo Controle GC (8 alunos). Para realização do Pré-teste e Pós-teste foram empregados dois instrumentos: Teste de Precisão e Fluência Leitora com base em Carvalho e Pereira (2009) e um Teste de Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial – CONFIAS (MOOJEN, 2011). Identificaram-se déficits na fluência e na precisão leitora, assim como baixo rendimento nas habilidades de manipulação fonêmica dos alunos com distorção idade/série, em proporções maiores do que nos alunos sem distorção. Foram organizadas e desenvolvidas 15 oficinas com procedimentos voltados para o desenvolvimento da consciência fonológica e a explicitação das relações grafofonêmicas dos alunos do GE. Após as oficinas, aplicou-se o pós-teste a fim de comparar os desempenhos dos alunos do GE e do GC e chegou-se a uma relação recíproca entre o baixo nível de consciência fonológica e o baixo desempenho na fluência e precisão leitoras. Percebeu-se que as metodologias voltadas para reflexão acerca dos mecanismos fonêmicos e a explicitação das relações grafo-fonológicas contribuíram para melhorar habilidades de leitura dos alunos do GE, os quais obtiveram ganhos mais expressivos em fluência, precisão e consciência fonológica do que os demais alunos. A partir dessas conclusões, foi elaborada uma proposta didática com instruções de aplicação aos professores, objetivando subsidiar o trabalho em sala de aula. A proposta contém uma sequência de 15 oficinas com atividades voltadas para a compreensão das relações grafofonêmicas e o desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica, sua aplicação é indicada tanto para alunos que se encontram na fase inicial da aquisição da leitura, bem como para alunos com déficits em fluência e precisão leitoras.
Abstract: This work aimed to investigate aspects of phonological awareness and graphophonemic relations in the development of reading fluency and accuracy of students with age-grade distortion. The study was divided into four stages: pilot test, pre-test, intervention and post-test. A total of 94 students from the 5th grade of Elementary School I of a municipal public school in Fortaleza, CE, participated in the pilot test. From the pilot test, students with age-grade distortion were identified. Of these, 16 students formed two research groups: Study Group, GE (8 students) and Control Group GC (8 students). In order to perform the Pre-test and Post-test two instruments were used: Precision Test and Reading Fluency based on Carvalho and Pereira (2009) and a Phonological Consciousness Test: Sequential Assessment Tool - CONFIAS (MOOJEN, 2011). Deficits in reading fluency and accuracy were identified, as well as poor performance in the phonemic manipulation skills of students with age-grade distortion, with higher proportions than in students without distortion. Fifteen workshops were organized and conducted with procedures aimed at the development of phonological awareness and the explication of the graphophonemic relations to the students of the experimental group. After the workshops, the post-test was administered in order to compare the performances of the students from the experimental and control groups, reaching a reciprocal relation between the low level of phonological awareness and the low performance in reading fluency and accuracy. It was observed that the methodologies focused on the reflection of phonemic mechanisms and the explanation of the grapho-phonological relations contributed to improve reading skills of the students in the experimental group, who obtained more expressive gains in fluency, accuracy and phonological awareness than the other students. From these conclusions, a teaching proposal was elaborated with instructions of application to teachers, aiming to aid their work in the classroom. The proposal contains a sequence of 15 workshops with activities aimed at understanding the graphophonemic relations and the development of skills of phonological awareness. Its application is indicated both for students who are in the initial phase of reading acquisition as well as for students with deficits in reading fluency and accuracy.
Descrição: LIMA, Maria José Leite. Consciência fonológica e as relações grafofonêmicas: uma proposta para o desenvolvimento da fluência e precisão leitoras de alunos com distorção idade-série. 2016. 208f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós - Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21875
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