Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21883
Título: A espiritualidade nas relações intergeracionais dos Tremembé em Itarema – Ceará
Título em inglês: Spirituality in the intergenerational relations of the Tremembé in Itarema - Ceará
Autor(es): Cavalcante, Jon Anderson Machado
Orientador(es): Figueiredo, João Batista de Albuquerque
Palavras-chave: Índios Tremembé – educação
Hermenêutica (Religião) - Índios Tremembé
Educação indígena
Intergenerationality
Spirituality
Data do documento: 2016
Citação: Cavalcante, J. A. M.; Figueiredo, J. B. A. (2016)
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a inscrição da Espiritualidade nas relações intergeracionais de jovens professores e de idosos Tremembé residentes das três das localidades nas quais encontram-se uma escola indígena: de Almofala, da Passagem Rasa e da Tapera. Volta-se para a compreensão das experiências e das mediações escolares e comunitárias nas quais o tema da espiritualidade torna-se presente nessas distintas gerações. Traz como indicadores dessa temática os Encantados, a Natureza, o Torém e a Medicina Tradicional Tremembé, conteúdos estes abordados em disciplinas das escolas indígenas. Como fundamentação teórica, ancora-se nas discussões epistemológicas da Colonialidade do Poder e do Saber de Quijano e de Figueiredo, e da Educação Dialógica de Paulo Freire. A intergeracionalidade é pensada a partir das interlocuções dos estudos sociológicos de Sarmento e culturais de Bhabha. A espiritualidade é a categoria teórica formulada a partir de um estudo bibliográfico do qual apontou-se suas principais características: produção de sentido, sacralização da vida, afetos e mistério da existência. A Pesquisa Narrativa é a proposta metodológica visualizada por valorizar as significações da experiência. Serão realizadas entrevistas narrativas com dois jovens professores, em cada escola, que ministram disciplinas que abordam essa temática, e com dois moradores/as idosos que contribuem junto à escola com esse tema. Em um total, de doze entrevistas, quatro em cada escola. A Hermenêutica de Profundidade de John Thompson foi o processo de interpretação dos constructos. Como resultados, encontrou-se três universos temáticos de Interpretação da Encanto, que expressam a semântica da Espiritualidade entre as gerações: a Natureza, a Medicina Tradicional e o Torém.
Descrição: CAVALCANTE, Jon Anderson Machado. A espiritualidade nas relações intergeracionais dos Tremembé em Itarema – Ceará. 2016. 335f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21883
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tese_jamcavalcante.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.