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Título: Entre a utilização instrumental e a educomunicação: uma análise dos usos da tv na educação a partir dos discursos de professores e gestores escolares
Autor(es): Ponte Filho, Marcus Henrique Linhares
Orientador(es): Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Palavras-chave: Relação escola-mídia – aspectos éticos e morais - Ceará
Televisão e Educação – influência religiosas - Ceará
Educação e meios de comunicação - Ceará
Television
Speech
Televisión
Discurso
Data do documento: 2016
Citação: Ponte Filho, M. H. L.; Colaço, V. F. R. (2016)
Resumo: A relação entre a televisão e a educação formal escolar constantemente é marcada por tensões e ambiguidades, especialmente por parte dos profissionais que atuam na escola. Segundo Napolitano (2007) é comum presenciar oportunidades em que o uso da televisão em sala de aula parece ocupar funções lúdicas ou utilitárias. Dentro da escola, a televisão parece adquirir uma utilização estereotipada, sem que os sujeitos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem (alunos) tenham voz ou participação na definição das atividades que fazem uso da televisão, fazendo a prática docente ganhar ares pouco democráticos (SOARES, 2011). O objetivo principal desta pesquisa foi analisar o discurso de professores e gestores do ensino fundamental acerca da utilização da TV na educação formal escolar, tentando também captar o que esses profissionais pensam da programação televisiva como um todo, e quais são suas próprias experiências com essa programação (como e o quanto assistem TV). O estudo foi realizado em escolas públicas cearenses (uma na Capital Fortaleza e uma na região do Cariri) onde foram realizadas observações de aulas e entrevistas individuais com os participantes da pesquisa, além de grupos focais que apresentaram aos professores os conceitos trabalhados no campo da Educomunicação. Durante a realização do estudo os participantes puderam expor suas opiniões e pensamentos acerca da televisão, seu uso nas escolas, seus contatos com os programas de TV e sua visão sobre a Educomunicação. Verificou-se que o uso da TV por parte dos professores entrevistados foi essencialmente instrumental, onde a televisão funcionou como uma ferramenta de divulgação dos conteúdos pedagógicos. Também foi percebido em seus discursos, que as gestões municipais de Educação (Secretarias de Educação) exercem grande controle sobre a prática pedagógica dos docentes, influenciando consideravelmente o discurso dos professores a respeito da televisão e sua utilização nas escolas. Conclui-se que o uso da TV esteve essencialmente atrelado às exigências transmitidas pelas Secretarias de Educação de cada cidade, e esse uso foi feito basicamente a partir das convicções morais e religiosas dos próprios docentes, sem a participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, revelando um caráter pouco democrático ou participativo a respeito da utilização da televisão nas duas instituições participantes da pesquisa.
Abstract: The relation between television and formal scholar education is constantly featured by conflicts and ambiguities. According to Napolitano (2007) it‟s common to witness situations in which TV is used in schools as something utilitarian or playful. Inside school, the use of TV seems to acquire a stereotyped character, making people involved in teaching-learning process don‟t have participation in definition of activities that make use of television. Because of this TV becomes to be used in schools as something not democratic (SOARES, 2011). The main purpose of this research was analyze the speech of teachers and school managers about the use of TV in formal scholar education, also trying to understand what these professionals think about TV schedule and what are their experiences with television as something communicative. The study was realized in two public schools in Ceará (one in state‟s capital, Fortaleza, and the other one in Brejo Santo city), and were interviewed teachers from elementary school (1st to 5th grade), and school managers (principals and coordinators) from both schools. Individual interviews were realized with all participants, as discussion groups that presented to all participants an area called “Educomunication”, an academic area that‟s becoming popular in Brazil and works in a communicative and pedagogical vision with media. In these group discussions teachers could present their opinion about television and its use in classroom, their experience with TV schedule, their vision about Educomunication and how they thought this area could help their teaching practice. It was found that the use of TV by teachers was essentially utilitarian, and television worked as a tool to disseminate pedagogical contents. It was also verified that municipal education departments exerted great influence over teachers speech about TV and its use in school activities. It can be concluded that despite television had been used by teachers in both schools visited in this research, its use couldn‟t be considered something democratic, demonstrating a monological aspect of this use by teachers and school managers in both institutions that participated in this study.
Resumo em espanhol: La relación entre la televisión y educación formal escolar constantemente está marcada por tensiones y ambigüedades, sobre todo por parte de los profesionales que actúan en la escuela. Según Napolitano (2007) es común presenciar oportunidades en el cual el uso del aparato de televisión en la sala de clase parece ocupar funciones lúdicas o utilitarias. Dentro de la escuela, la televisión parece adquirir una utilización estereotipado, sin que los sujetos envueltos en el proceso de enseñanza- aprendizaje(alumnos) tengan voz o participación en la definición de las actividades que se utilizan del aparato de televisión, haciendo que la práctica docente sea poco democrática(SOARES, 2011). El objetivo principal de esta investigación fue analizar el discurso de profesores y gerentes de dos escuelas públicas con relación a la utilización de la TV en la educación formal escolar, intentando también captar lo que esos profesionales piensan de la programación en la tele como un todo y cuáles son sus propias experiencias con esa programación (cómo y cuánto lo ven TV). El estudio se hizo en dos escuelas públicas de Ceará (una en la capital y una en Cariri) y se realizaron entrevistas individuales con los participantes del estudio, además de grupos focales que presentaron a los maestros los conceptos trabajados en el campo de la Educomunicación. Durante la realización del estudio los participantes han podido exponer sus opiniones y pensamientos a respecto de la televisión, su uso en las escuelas, sus contactos con los programas de TV y su visión acerca de la Educomunicación. Se ha verificado que el uso de la TV por parte de los maestros investigados fue esencialmente instrumental, en que la televisión ha funcionado como una herramienta de divulgación de los contenidos pedagógicos. También se verificó que las gestiones municipales de educación (Secretarías de educación) ejercen gran control sobre la práctica pedagógica de los docentes, causando influencia considerable en el discurso de los maestros a respecto de la televisión y su utilización en las escuelas. Se concluye que el uso de la TV estuvo esencialmente agregado a las exigencias transmitidas por las Secretarías de Educación de cada ciudad, y ese uso se hizo básicamente a partir de las convicciones morales y religiosas de los propios docentes, sin la participación de todos los envueltos en el proceso de enseñanza-aprendizaje, revelando un carácter poco democrático o participativo con relación a la utilización de la televisión en las instituciones participantes de la investigación.
Descrição: PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares. Entre a utilização instrumental e a educomunicação: uma análise dos usos da tv na educação a partir dos discursos de professores e gestores escolares. 2016. 214f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21897
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