Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21901
Tipo: Dissertação
Título: A Aprendizagem Cooperativa : uma estratégia para o estudo do Eletromagnetismo no ensino médio
Título em inglês: Cooperative Learning: a strategy for the study of electromagnetism in high school
Autor(es): Rocha, Francisco José da
Orientador: Santiago, Silvany Bastos
Coorientador: Nobre, Eloneid Felipe
Palavras-chave: Aprendizagem;Eletromagnetismo;Física -Estudo e ensino
Data do documento: 2016
Citação: ROCHA, Francisco José da. A Aprendizagem Cooperativa : uma estratégia para o estudo do Eletromagnetismo no ensino médio. 2016. 270 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do ensino médio, em uma escola pública estadual em Fortaleza, a compreensão de conceitos do Eletromagnetismo através dos princípios da proposta metodológica da Aprendizagem Cooperativa. Tendo como princípio o desenvolvimento de habilidades sociais no trabalho em grupo, criando uma interdependência positiva, os resultados foram influenciados pelo desempenho da equipe e de cada aluno, a Aprendizagem Cooperativa mostrou-se adequada ao ensino de Física. Os tópicos abordados neste estudo foram o campo magnético, a lei de Ampère, a lei de Faraday e as ondas eletromagnéticas. Para a realização desta pesquisa o método utilizado foi o Student Team–Achievement Divisions (STAD). A realização desta pesquisa constatou a compreensão dos conceitos do Eletromagnetismo, bem como o desenvolvimento de habilidades sociais necessárias ao trabalho em grupo que favoreceram à aprendizagem dos conceitos do Eletromagnetismo. O produto final é um manual de orientação para o ensino do Eletromagnetismo, disponibilizando a sequência de ensino, práticas experimentais e formulários para registro do rendimento, utilizando a metodologia da Aprendizagem Cooperativa.
Abstract: This research aimed to provide the students of the 3rd year of high school, in a state school in Fortaleza, with comprehension of concepts of electromagnetism through the principles of the methodology proposed by the Cooperative Learning. Having as principle the development of social skills in teamwork, creating a positive interdependence, the results were influenced by the performance of the team and each student. Cooperative learning is shown to be suitable for the teaching of physics. Topics covered in this study were the magnetic field, Ampere's law, Faraday's law and electromagnetic waves. For this research the method used was the Student Team-Achievement Divisions (STAD). This research noticed comprehension of the concepts of electromagnetism, as well as the development of social skills needed to work in groups that favored the learning of concepts of electromagnetism. The final product is a handbook for Electromagnetism teaching, providing the teaching sequence, experimental practices and forms for performance record, using the methodology of Cooperative Learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21901
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_fjrocha.pdf5,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.