Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21911
Título: O conteúdo de polímeros no livro didático do ensino médio, e seu ensino, na perspectiva de uma abordagem contextualizada
Título em inglês: The content of polymers in the high school textbook, and its teaching, in the perspective of a contextualized approach
Autor(es): Moreira, Walace Martins
Orientador(es): Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da
Coorientador(es): Lima, Isaías Batista de
Palavras-chave: Experimentação
Livos didáticos
Polímeros
Data do documento: 2016
Citação: MOREIRA, W. M. (2016)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo: analisar o conteúdo abordado nos livros didáticos de Química do Ensino Médio sobre o tema polímeros; elaborar um guia de demonstrações experimentais sobre o tema que possa ser utilizado por professores do Ensino Médio; e realizar uma intervenção pedagógica em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública. Para a análise dos livros didáticos foi escolhido o volume 3, este que foi proposto pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD/2015). Essa foi de natureza quantitativa e teve como referência o modelo proposto do Bardin. Na mesma avaliou-se como os livros abordam o conteúdo específico sobre o tema polímeros e bem como a abordagem através de temas geradores. Após a análise dos livros didáticos foi elaborado um guia de demonstrações experimentais, com referência a contextualização do tema em estudo, o qual pode ser utilizado por professores do Ensino Médio ao abordarem o tema polímeros. Sequencialmente à elaboração do material, realizou-se uma intervenção pedagógica em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública localizada no município de Ipu-CE. Essa intervenção teve como base o material formulado pelo pesquisador. Ao final, foi aplicado um questionário de escala de Likert, a fim de verificar o grau de satisfação dos alunos sobre a intervenção realizada em sala. Em geral, observou-se que todos os livros didáticos analisados abordam o tema polímeros em suas coleções, entretanto apresentam deficiências em abordá-lo de forma contextualizada, como também, na maioria das coleções analisadas, percebeu-se que há um número diminuto de demonstrações experimentais sobre o mesmo. Ainda, mediante a aplicação da intervenção pedagógica observou-se que ao trabalhar o tema de forma contextualizada aliado ao recurso da experimentação permite que o ensino-aprendizagem seja mais efetivo, logo, essa junção de práticas metodológicas torna-se uma potencializadora do fazer docente.
Abstract: This work had as objective: to analyze the content addressed in the textbooks of Chemistry of High School on the subject of polymers; Prepare a guide of experimental demonstrations on the subject that can be used by high school teachers; And to carry out a pedagogical intervention in a 3rd grade class at a public school. For the analysis of textbooks, volume 3 was chosen, which was proposed by the National Textbook Plan (PNLD / 2015). This was of a quantitative nature and had as reference the proposed model of Bardin. In the same it was evaluated how the books approach the specific content on the subject polymers and as well as the approach through generating themes. After analyzing the textbooks, a guide of experimental demonstrations was prepared, with reference to the contextualization of the subject under study, which can be used by high school teachers when approaching the topic of polymers. Following the elaboration of the material, a pedagogical intervention was carried out in a class of 3rd year of High School, of a public school located in the municipality of Ipu-CE. This intervention was based on the material formulated by the researcher. At the end, a Likert scale questionnaire was applied in order to verify the degree of satisfaction of the students about the intervention performed in the classroom. In general, it was observed that all the textbooks analyzed deal with the topic of polymers in their collections, however they have deficiencies in approaching it in a contextualized way, as in most of the analyzed collections, it was noticed that there is a small number of demonstrations The same. Also, through the application of the pedagogical intervention, it was observed that by working on the theme in a contextualized way, combined with the use of experimentation, teaching-learning becomes more effective, so this combination of methodological practices becomes a potentiator of teacher making.
Descrição: MOREIRA, Walace Martins. O conteúdo de polímeros no livro didático do ensino médio, e seu ensino, na perspectiva de uma abordagem contextualizada. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21911
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_wmmoreira.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.