Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21918
Título: Um centro para uma cidade (pós-)moderna: a requalificação do Centro Histórico de Fortaleza
Título em inglês: A downtown to the postmoderns cities: the requalification in historic area of Fortaleza
Autor(es): Vasconcelos, Leonardo Costa de
Orientador(es): Gondim, Linda Maria de Pontes
Palavras-chave: Política urbana - Centro (Fortaleza, CE)
Edifícios históricos - Centro (Fortaleza, CE) - Conservação e restauração
Renovação urbana - Centro (Fortaleza, CE)
Cities
Requalification
Data do documento: 2008
Citação: Vasconcelos, L. C.; Gondim, L. M. P. (2008)
Resumo: A pesquisa reflete um esforço em entender, a partir da realidade de Fortaleza, um processo que se tornou comum em cidades ao redor do mundo, tais como Barcelona, Boston ou São Paulo. Este é a difusão, cada vez mais intensa, das requalificações de antigos centros históricos, o que surge, entre a ação das políticas públicas e da iniciativa privada, no final do século XX, e se dá como uma espécie de “culturalização” do espaço urbano. Ou seja, uma valorização do aspecto simbólico e econômico dos “produtos culturais” que áreas históricas, como os antigos centros urbanos, podem oferecer. Constituem-se daí três tipos de discussões: 1) um debate sobre os conceitos que pautam este tipo de política cultural; 2) o levantamento documental de projetos para o centro de Fortaleza; e 3) a realização de observações sistemáticas em campo nos espaços que já passaram ou estão passando por intervenções com vistas à de requalificação da área central de Fortaleza, afim de identificar os “contra-usos” (LEITE, 2004), ou como os grupos sociais se reapropriam da idéia de um centro “enobrecido”. O que se busca é, portanto, uma estratégia de se relacionar as requalificações em escala global e local, compreendendo o que é valorizado e as disputas implícitas neste processo.
Abstract: Taking the reality of Fortaleza, this research does a discussion about a usual process to the towns around the world, like Barcelona, Boston or São Paulo. It’s a diffusion of requalification projects in old downtowns that appears with a Public and Private partners, mainly in last half of twentieth century. It’s a valorization of symbolic and economic aspect from the “cultural products” that historic areas, like old downtowns, can give. Three kinds of discussions are constitutive: 1) talk about the concept of this cultural politics; 2) analyze the projects to Fortaleza’s downtown area; and 3) talk about the results that have been constructed in “requalificated” areas, doing the investigation with field observations. This last one step has the concept of “contra-usos” (LEITE, 2004) or how the social groups expropriate the thinking of “gentrificated” areas. This is a strategy to do a parallel behind global and local requalifications, understanding what is valorized and the actors in this process.
Descrição: VASCONCELOS, Leonardo Costa de. Um centro para uma cidade (pós-)moderna: a requalificação do Centro Histórico de Fortaleza. 2008. 180f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21918
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_lcvasconcelos.pdf11,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.