Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21951
Title in Portuguese: O “outro” da filosofia da educação de adorno: a psicanálise
Author: Silva, Pedro Rogério Sousa da
Keywords: Adorno
Psicanálise
Kant
Marx
Educação
Issue Date: 2012
Publisher: Revista Dialectus
Citation: Silva, P. R. S. (2012)
Abstract in Portuguese: O presente texto busca investigar a presença do “outro” na filosofia de Adorno, quer dizer, visa-se elucidar que este “outro” corresponde ao elemento da teoria psicanalítica, pois tal teoria fora tradicionalmente refutada pela filosofia moderna. Nestes termos, mostraremos que duas correntes de pensamentos contribuíram significativamente para essa refutação, são elas: a transcendental kantiana e a filosófica-economicista marxiana. Para tanto, faremos um recorte dos textos de Adorno que trata da psicanálise, em seguida, procuraremos encontrar similitudes e divergências à educação.
Abstract: This paper investigates the presence of "other" in Adorno's philosophy, that is, it is intended to clarify that this "other" is the element of psychoanalytic theory because that theory had traditionally been refuted by modern philosophy. Accordingly, we show that two currents of thought have contributed significantly to this refutation, they are: Kant and the transcendental-philosophical Marxist economist. To this end, we will cut texts dealing with Adorno's psychoanalysis, then try to find similarities and differences to education.
Description: SILVA, Pedro Rogério Sousa da. O “outro” da filosofia da educação de adorno: a psicanálise. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 248-261, jul./dez. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21951
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2317-2010
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_art_prssilva.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.