Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21951
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O “outro” da filosofia da educação de adorno: a psicanálise
Autor(es): Silva, Pedro Rogério Sousa da
Palavras-chave: Adorno;Psicanálise;Kant;Marx;Educação
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: Silva, P. R. S. (2012)
Resumo: O presente texto busca investigar a presença do “outro” na filosofia de Adorno, quer dizer, visa-se elucidar que este “outro” corresponde ao elemento da teoria psicanalítica, pois tal teoria fora tradicionalmente refutada pela filosofia moderna. Nestes termos, mostraremos que duas correntes de pensamentos contribuíram significativamente para essa refutação, são elas: a transcendental kantiana e a filosófica-economicista marxiana. Para tanto, faremos um recorte dos textos de Adorno que trata da psicanálise, em seguida, procuraremos encontrar similitudes e divergências à educação.
Abstract: This paper investigates the presence of "other" in Adorno's philosophy, that is, it is intended to clarify that this "other" is the element of psychoanalytic theory because that theory had traditionally been refuted by modern philosophy. Accordingly, we show that two currents of thought have contributed significantly to this refutation, they are: Kant and the transcendental-philosophical Marxist economist. To this end, we will cut texts dealing with Adorno's psychoanalysis, then try to find similarities and differences to education.
Descrição: SILVA, Pedro Rogério Sousa da. O “outro” da filosofia da educação de adorno: a psicanálise. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 1, n. 1, p. 248-261, jul./dez. 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21951
ISSN: 2317-2010
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_prssilva.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.