Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22084
Título: Uma proposta de descrição para gêneros multimodais animados
Título em inglês: A description proposal for animated multimodal genres
Autor(es): Freitas, Erasmo de Oliveira
Orientador(es): Araújo, Júlio César Rosa de
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino – Gêneros textuais multimodais
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Gêneros discursivos
Intertextualidade
Discursive genres
Multimodality
Data do documento: 2016
Citação: Freitas, E. O.; Araújo, J. C. R. (2016)
Resumo: Este trabalho tem o objetivo geral de descrever os gêneros multimodais animados (GEMUA), considerando seus aspectos enunciativos e sua natureza multimodal. A pesquisa caracteriza-se epistemologicamente como interpretativa, de base empírica e de caráter indutivo no sentido lato do termo. À luz dos pressupostos de Bakhtin (2006, 2003, 2002) sobre a relação sujeito e linguagem e gêneros discursivos, dos estudos sobre multimodalidade de Kress & van Leeuwen (1996), Kress (2010) e das discussões teóricas acerca dos elementos não-linguísticos na comunicação humana de Fiorillo e Torres (2003), Cestero (1999), Poyatos (1994), Davis (2009), Albaladejo (2007) e Marcushi (1986), esta pesquisa se concentra em buscar respostas para a seguinte problemática: como se caracterizam os gêneros multimodais animados? O estudo do corpus, gêneros multimodais animados, mostrou que ele apresenta dois possíveis caminhos de observação: o eixo da composição e o eixo do funcionamento. A tese concentra a análise no eixo da composição, cujos dados mostraram que os GEMUA precisam ser analisados partindo de aspectos (i) linguísticos, (ii) sonoros, (iii) proxêmicos, (iv) cinésicos e (v) imagéticos. A maneira encontrada para operacionalizar os parâmetros de observação foi elaborar um fichamento analítico e submeter cada uma das 150 amostras do corpus discretizando cada aspecto composicional. A análise mostrou que os GEMUA são gêneros que apresentam composição altamente dinâmica e plástica, além de indicar a rica potencialidade desses gêneros em múltiplos contextos sócio-discursivos.
Descrição: FREITAS, Erasmo de Oliveira. Uma proposta de descrição para gêneros multimodais animados. 2016. 193f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22084
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tese_eofreitas.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.