Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22092
Título: Imagens, memórias e discursos: a construção das identidades amapaenses no Jornal Amapá - 1945 a 1968
Título(s) alternativo(s): Images; mémoires et discours: la construction des identités amapéennes dans le Jornal Amapá
Autor(es): Souza, Manoel Azevedo de
Orientador(es): Barreira, César
Palavras-chave: Jornal Amapá - memória - 1945-1968
Jornais brasileiros - História e crítica - 1945-196 - Amapá
Identidade social – Amapá
Mémoire
Discours
Data do documento: 2016
Citação: Souza, M. A.; Barreira, C. (2016)
Resumo: A presente tese é um estudo sobre a construção das identidades amapaenses através de diversos textos publicados, especialmente no Jornal Amapá, durante o período de 1945 a 1968. A partir de uma pesquisa documental desenvolvida junto ao referido jornal, foram selecionados e analisados diversos textos, como: artigos, editoriais, seções e propagandas, que se configuram como lugares de memória escrita e permitem o conhecimento da formação histórica, social e identitária do Amapá. Após sua transformação em território federal (1943), o Amapá procurava um espaço na conjuntura política, social e econômica da Amazônia, daí inúmeras referências sobre ocupação e desenvolvimento foram apresentadas pelo Jornal Amapá. De modo geral, essas referências oferecem um painel sobre a construção das identidades amapaenses, pois apresentam-se em diversos cenários e em diversas circunstâncias sociais. Para empreender este estudo, recorreu-se principalmente à contribuição teórica de Maurice Halbwachs e Pierre Nora sobre memória coletiva e suas especificidades, entrelaçadas com a memória histórica do Amapá e da vivência local; Eni Orlandi e Pierre Bourdieu, para uma discussão acerca da construção de identidades que emergem na produção discursiva do referido jornal, além de Stuat Hall e Zygmunt Bauman para reflexões sobre identidade como construção social, histórica e discursiva. Assim, a riqueza material e simbólica revelada nos textos apresentados, particularmente no Jornal Amapá, tem um papel fundamental na construção da realidade social e contribui de forma significativa para a constituição identitária amapaense.
Descrição: SOUZA, Manoel Azevedo de. Imagens, memórias e discursos: a construção das identidades amapaenses no Jornal Amapá - 1945 a 1968. 2016. 264f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22092
Aparece nas coleções:PPGS - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tese_masouza.pdf12,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.