Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22094
Título: Repercussão dos Resultados da Autoavaliação Institucional na Gestão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab
Título em inglês: Repercussion of the Results of Institutional Self-Assessment in the Management of the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony- Unilab
Autor(es): Silva, Maria do Socorro Maia
Orientador(es): Soares, Maria Elias
Palavras-chave: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Auto avaliação - Redenção – CE
Autoavaliação
Educação Superior - Avaliação – Redenção – CE
Higher education
Management
Data do documento: 2016
Citação: Silva, M. S. M.; Soares, M. E. (2016)
Resumo: Nas últimas décadas, as instituições de ensino superior vivenciaram um acelerado processo de expansão e transformação que repercutiu tanto em sua estrutura organizacional quanto em sua concepção e modelo e, consequentemente na ampliação dos desafios e demandas com os quais precisam lidar. Uma dessas mudanças foi a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), há pouco mais de uma década, que se propõe a identificar o mérito e o valor das instituições em suas várias dimensões visando à melhoria da qualidade. Nesta conjuntura, em que a avaliação institucional adquire cada vez mais significado, notadamente no que diz respeito ao uso dos resultados do processo avaliativo como subsídio para o aperfeiçoamento institucional, considerou-se relevante e oportuna a realização de estudo acerca da relação que se estabelece entre os resultados das avaliações realizadas e as ações de gestão e planejamento no âmbito da instituição. Assim, o trabalho intitulado Repercussão dos Resultados da Autoavaliação Institucional na Gestão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- Unilab, tem como objetivo analisar a repercussão dos resultados do processo de autoavaliação realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), no âmbito da administração de uma instituição pública federal de ensino superior, a Unilab. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, cujo percurso metodológico organizou-se em dois procedimentos principais, a análise documental e a pesquisa de campo, mediante os quais buscou-se compreender a dinâmica do trabalho da CPA e o impacto dos resultados dessa atividade no planejamento e gestão da instituição. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários constituídos de questões abertas e fechadas, dirigidos aos gestores e membros da CPA, cujos dados foram tabulados e analisados com base na análise de conteúdo e tratados com suporte dos softwares Excel e ATLAS.ti. Os resultados encontrados evidenciam que embora os gestores concebam os dados da autoavaliação como um importante subsídio de gestão, a utilização dessas informações ainda é pontual e não se configura como uma ação institucionalizada na universidade. As conclusões do estudo apresentam elementos que podem dar apoio aos processos decisórios relacionados à política de avaliação institucional, contribuindo assim, para a formulação e a melhoria da prática avaliativa e para o avanço dos estudos sobre a avaliação institucional com vistas ao atendimento dos objetivos do SINAES.
Descrição: SILVA, Maria do Socorro Maia. Repercussão dos Resultados da Autoavaliação Institucional na Gestão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab. 2016. 136f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22094
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_msmsilva.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.