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Título: Produção escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciação anafórica
Título em inglês: Written production in fundamental education ii: a proposal for working anaforgical reference
Autor(es): Ribeiro, Patrícia Gomes Bezerra
Orientador(es): Zavam, Aurea Suely
Palavras-chave: Artigo de opinião – gênero textual
Redação – estudo e ensino
Produção textual
Pedagogical sequence
Opinion article
Data do documento: 2016
Citação: Ribeiro, P. G. B.; Zavam, A. S. (2016)
Resumo: Trabalhar com o processo de referenciação representa a possibilidade de voltar o olhar para os elementos linguísticos que colaboram para a tessitura do texto e para a construção do discurso. Fundamentado nesse pressuposto, este trabalho de dissertação apresenta atividades organizadas em uma sequência didática (SD) cujo propósito é desenvolver habilidades no uso produtivo e eficiente dos mecanismos de referenciação anafórica em alunos do Ensino Fundamental II. Para o alcance desse propósito, têm-se como objetivos: a) propor atividades que tratam da referenciação, sobretudo da anafórica; b) refletir em que medida o conhecimento dos mecanismos de referenciação pelos alunos, sobretudo os relacionados ao processo anafórico, favorece o desenvolvimento da escrita; c) sugerir atividades voltadas para a produção de textos de forma a alcançar o uso eficiente de recursos de referenciação anafórica responsável pela manutenção e pela progressão da referência no texto. Como apoio teórico, fundamentalmente, para a referenciação, numa perspectiva sociocognitiva e interacional, recorre-se a Mondada e Dubois (2005), Cavalcante (2011) e Cavalcante, Brito e Custódio Filho (2014), e, para a sequência didática, a Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Concebida para aplicação junto a alunos do 9º ano de uma escola pública de Fortaleza, a SD proposta busca conscientizá-los a respeito dos mecanismos de manutenção e progressão temática, especificamente em um texto argumentativo, o artigo de opinião. Acredita-se que a SD propicie o uso mais consciente e produtivo dos mecanismos de referenciação anafórica e a percepção de que os referentes são estabelecidos entre os interlocutores, em uma perspectiva compartilhada, pois é na interação que os sentidos do texto se constroem e são reconstruídos.
Abstract: Working with referential process represents the possibility of regarding the linguistic elements that contribute to the texts’ organization and the speech construction. Based on that foundations, this dissertation presents activities organized in a pedagogical sequence (PS) in which its purpose is developing abilities by using productive and efficient anaphoric reference mechanisms in Middle school students. In order to achieve that, the objectives are: a) propose activities that are related to referencing, more specific anaphoric reference; b) reflect on to what extent the acquisition of anaphoric reference mechanisms by the students, especially related to the anaphoric reference, favor the writing development; c) suggest activities concerning text production in order to achieve efficient manners of anaphoric reference mechanisms responsible for maintenance and for progression of referencing in the text. As to theoretical support, fundamentally, to reference, in a sociocognitive interactional perspective, according to Mondada and Dubois (2005), Cavalcante (2011), Cavalcante, Brito and Custódio Filho (2014), and, as to pedagogial sequence, to Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Conceived to apply to 9th grade students in public school in Fortaleza, the PS proposed aims at raising awareness about the maintenance mechanisms and theme progression, specifically in a argumentative text, the opinion article. It is believed that the PS give a more conscious and productive use of anaphoric reference mechanisms and the perception that the referents are established between the interlocutors in a shared perspective because it is in the interaction process that the ideas are constructed and reconstructed.
Descrição: RIBEIRO, Patrícia Gomes Bezerra . Produção escrita no ensino fundamental II: uma proposta para trabalhar a referenciação anafórica. 2016. 97f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22101
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