Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2211
Título: Notas sobre os anexos digestivos da cavala, Scomberomorus cavalla (Cuvier, 1829)
Autor(es): Alves, Maria Ivone Mota
Tome, Geraldo de Sousa
Palavras-chave: Cavala (Peixe)
Peixe - Morfologia
Data do documento: 1967
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: ALVES, M. I.M.; TOME, G. de S.(1967)
Resumo: O presente estudo é a complementação de trabalho anterior (Mota Alves & Tomé, 1966) sobre a anatomia e histologia do tubo digestivo da cavala, Scomberomorus cavalla Cuvier, 1829). Aqui, fazemos a descrição anatômica e histológica do fígado e vesícula Hiar da referida espécie. O material em que se fundamenta este estudo foi retirado de oito indivíduos, captuem frente às praias do Iguape (Município de Aquiraz) e do Mucuripe (município de Fortaleza), ambas no Estado do Ceará, Brasil. A tabela I nos dá as variações dos comprimentos dos indivíduos utilizados no curso deste estudo. Para o estudo anatómico, o fígado e a vesícula biliar de quatro indivíduos foram retirados da cavidade geral e dissecados. No estudo histológico foram utilizados quatro indivíduos, dos quais retiramos fragmentos de cada lobo do fígado e da porção mediana da vesícula biliar, sendo postos para fixar em solução de formol a 10%. As inclusões foram feitas em parafina, pelo método usual via xilol, sendo as preparações histológicas coloridas pela Hematoxilina de Harris e Eosina a 1%. De cada lobo do fígado foram medidas 10 células hepáticas, utilizando-se uma ocular micrométrica de 7X.
Descrição: ALVES, Maria Ivone Mota; TOME, Geraldo de Sousa. Notas sobre os anexos digestivos da cavala, Scomberomorus cavalla (Cuvier, 1829). Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 07, n.2, p. 173-175, dez. 1967.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2211
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1967_art_mimalves.pdf449,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.