Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22161
Tipo: Dissertação
Título: Ossuário: uma poética ritualística da morte na arte da performance
Título em inglês: Ossuary: a ritualistic poetic of death in performance-art
Autor(es): Luz, Thales José Sousa
Orientador: Costa, Pablo Assumpção Barros
Palavras-chave: Morte na arte;Feitiçaria;Ritos e cerimonias fúnebres;Body;Witchcraft
Data do documento: 2017
Citação: Luz, T. J. S.; Costa, P. A. B. (2017)
Resumo: Esta pesquisa se compõe no cruzamento entre a conjuração da morte em trabalhos artísticos e em práticas de rituais de bruxaria, tendo como ponto de interseção a performance como experiência de materialização de uma poética da morte. Aqui, é traçada uma noção acerca da morte como ação de desestabilização da noção de identidade do corpo, convergindo o pensamento sobre a dinâmica performativa da bruxaria e a arte da performance. Com base nessa relação entre a bruxaria e a arte da performance como experiência de desindividuação, são analisados os trabalhos artísticos Série Silhuetas (1973-1980) e Chicken Piece/Death of a Chicken (1972), ambos da artista cubana Ana Mendieta, e The Burden of Guilt (1995), da artista cubana Tania Bruguera. Na performance experienciada pelas artistas nessas obras, elementos relevantes para uma investigação sobre o corpo em experiência ritual da morte se combinam aos elementos que permeiam o processo de criação artística vivenciado por mim no trabalho chamado Ossuário. Nesse processo, proponho a composição de um trabalho artístico que se apresenta como experiência ritualística da morte, que se desdobra em imersões em descampados áridos no Piauí e em dunas no Ceará, e em experimentos coreográficos com ossos de animais mortos, cujos relatos compartilhados emergem como uma leitura da experiência do corpo no mundo através da morte.
Descrição: LUZ, Thales José Sousa. Ossuário: uma poética ritualística da morte na arte da performance. 2017. 99f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-Graduação Artes (PPGARTES), Fortaleza, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22161
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_tjsluz.pdf3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.