Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22180
Título: Teaching about home visits to university students
Título(s) alternativo(s): Ensino sobre visita domiciliar a estudantes universitários
Autor(es): Borges, Fernanda Ribeiro
Avelino, Carolina Costa Valcanti
Costa, Livia Cristina Scalon da
Lourenço, Daniela Santos
Sá, Maurício Durval de
Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu
Palavras-chave: Visita Domicilia
Estratégia Saúde da Família
Atenção Primária à Saúde
Data do documento: Jan-2016
Editor: Rev Rene
Citação: BORGES, F. R. ; AVELINO, C. C. V. ; COSTA, L. C. S. ; LOURENÇO, D. S. ; SÁ, M. D. ; GOYATÁ, S. L. T. (2017)
Resumo: Objetivo : identificar as evidências científicas diponíveis na literatura sobre as estratégias de ensino utilizadas na temática de visita domiciliar. Métodos : revisão integrativa da literatura realizada na Base de Dados da Enfermagem, Cientific Electronic Library Online , Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature . Resultados: foram incluídos seis artigos, com nível VI de força de evidência. Encontrou-se diferentes estratégias e métodos de ensino relacionados à atividade de visita domiciliar como sociodrama, metodologias ativas e a realização de práticas curriculares na rede de serviços de saúde. Vivenciar a realidade social foi uma potencialidade encontrada pelos estudantes e, como fragilidade, a falta de planejamento da visita. Conclusão : a principal estratégia de ensino para estudantes universitários da área da saúde é a inserção precoce para o acompanhamento direto de famílias por meio de visitas domicilares.
Abstract: Objective: to identify the scientific evidence available in the literature on the teaching strategies used in the home visit. Methods : it is an integrative literature review in the Nursing Database, Scientific Electronic Library Online, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, and Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Results: six articles with evidence strength level VI were included . Different strategies and teaching methods related to the home visit activity were found, such as socio-drama , active methodologies and curricular practices in the health services network. Experiencing social reality was a potentiality, and there was lack of planning of the visit as weaknesses found by the students . Conclusion : the main teaching strategy for university students in the health area is the early insertion for the direct monitoring of families through home visits.
Descrição: BORGES, Fernanda Ribeiro et al. Teaching about home visits to university students. Rev Rene, Fortaleza, v. 18, n.1, p. 129-38, jan./feb. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22180
ISSN: 2175-6783 On-line
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_frborges.pdf222,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.