Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22191
Título: A influência da filosofia do Direito de Hegel no conceito de sociedade em Lima Vaz
Autor(es): Sousa, Maria Celeste de
Palavras-chave: Sociedade
Bem
Justiça
Direito
Dignidade humana
Data do documento: 2013
Editor: Revista Dialectus
Citação: Sousa, M. C. (2013)
Resumo: Este artigo discorre sobre o diálogo entre Lima Vaz e Hegel na organização da sociedade de direito. Lima Vaz adere ao aspecto formal e teleológico do sistema hegeliano e pensa o movimento da ideia de sociedade nos três planos lógicos: o plano político, o plano democrático e o plano ético expressando, assim, a relação entre Ética e Direito. Seu objetivo é retomar os conceitos clássicos de Bem (Agathón), de Justiça (dike) e de Direito (dikaion) que são os fundamentos da vida democrática, forma ética do político e que garante a Dignidade Humana. Ele está dividido em três tópicos: 1) A forma universal de sociedade: a relação política; 2) A forma particular de sociedade: a relação democrática; 3) A forma singular de sociedade: a relação ética.
Descrição: SOUSA, Maria Celeste de. A influência da filosofia do Direito de Hegel no conceito de sociedade em Lima Vaz. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 3, p. 57-69, jul./dez. 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22191
ISSN: 2317-2010
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_mcsousa.pdf480,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.