Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22230
Título: Atividade e consciência
Autor(es): Leontiev, Alexei Nikolaevich
Silva, Marcelo José de Souza e
Palavras-chave: Atividade
Consciência
Interpretação
Data do documento: 2014
Editor: Revista Dialectus
Citação: Leontiev, A. N. (2014); Silva, M. J. S. (2014)
Resumo: Ao examinar este problema, o primeiro ponto que devemos considerar é a questão da significância da categoria atividade em qualquer interpretação de como a consciência humana é determinada. Existem duas abordagens para esta grande questão. Uma delas postula a dependência direta dos fenômenos da consciência nas várias influências exercidas sobre os sistemas receptores do homem. Esta abordagem foi expressa com clássica clareza na psicofísica e fisiologia dos órgãos sensoriais do século XIX. A principal tarefa da pesquisa naqueles dias era estabelecer a dependência quantitativa de sensações, independente dos elementos da consciência, nos parâmetros físicos dos estímulos afetando os órgãos sensoriais. Estas pesquisas eram então baseadas no padrão “estímulo-resposta”.
Descrição: LEONTIEV, Alexei Nikolaevich; SILVA, Marcelo José de Souza e. Atividade e consciência. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 4, p. 184-210, jan./jun. 2014. Tradução de: Marcelo José de Souza e Silva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22230
ISSN: 2317-2010
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_anleontiev2.pdf545,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.