Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22231
Título: Filosofia política, direitos humanos e lutas minoritárias: algumas breves e sumárias considerações
Autor(es): Costa, Sylvio de Sousa Gadelha
Palavras-chave: Biopolítica
Direitos humanos
Movimentos minoritários
Data do documento: 2014
Editor: Revista Dialectus
Citação: Costa, S. S. G. (2014)
Resumo: O artigo centra-se na problemática que enlaça biopolítica, direito e resistência em nosso presente, limitando-se, contudo, a tecer apenas algumas breves e sumárias considerações sobre filosofia política, direitos humanos e lutas minoritárias. Inicia levantando algumas questões consideradas relevantes para que se possa pensar, no que tange a essa problemática, possíveis implicações da educação. Tomando como exemplo o caso das manifestações que varreram as ruas do Brasil, de junho a outubro do ano passado, assim como alguns efeitos dos protestos contra a Realização da Copa do Mundo em 2014, tais indagações questionam o modo como os movimentos minoritários concebem o papel do direito em suas lutas políticas de resistência. Trata-se de sondar, mais especificamente, se tais movimentos privilegiam uma ação política que valoriza, por exemplo, os direitos humanos (via jurídico-política) como estratégia importante em suas lutas políticas de resistência, ou se, ao contrário, se eles demonstram não apostar muito num ativismo de cunho jurídico-político e/ou jurídico-filosófico. Em seguida, levanta a possibilidade de a referida problemática vir a ser explorada mediante um diálogo inventivo e, talvez, inusitado, com filósofos como Michel Foucault e Gilles Deleuze, os quais não costumavam demonstrar maiores entusiasmos com as lutas em favor dos direitos humanos. Levanta-se também a possibilidade de que alguns impasses aí observados talvez se devam ao fato de a relação entre biopolítica, direito e resistência ser comumente abordada por um tipo de análise filosófico-política ancorada na representação clássica, motivo pelo qual comenta algumas formulações de Norberto Bobbio sobre filosofia política, poder e política, tomando esse autor como um exemplo de desvalorização de uma micropolítica.
Descrição: COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Filosofia política, direitos humanos e lutas minoritárias: algumas breves e sumárias considerações. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 5, p. 98-110, ago./dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22231
ISSN: 2317-2010
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_ssgcosta.pdf374,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.