Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22237
Título: Editorial
Autor(es): Chagas, Eduardo Ferreira
Carvalho, Manoel Jarbas Vasconcelos
Palavras-chave: Editorial
Feuerbach
Antropologia
Ética
Data do documento: 2015
Editor: Revista Dialectus
Citação: Chagas, E. F. (2015); Carvalho, M. J. V. (2015)
Resumo: Com o tema Feuerbach: Antropologia e Ética, o presente número da Revista Dialectus toca em um dos temas mais caros do pensamento feuerbachiano. Caro, porque,para o autor alemão, o homem, enquanto ser universal, é aquele que dialoga diretamente com a natureza, não apenas através de sua vontade ou de sua razão, mas também através da sua sensibilidade, o que demonstra desde então, na obra de Feuerbach, um apelo aos sentidos ou à afetividade humana como uma importante instância na configuração de sua relação com a realidade objetiva ou com o mundo natural. O homem, dotado de sensibilidade, razão e vontade, é capaz de perceber-se como indivíduo e como espécie. Como indivíduo percebe-se limitado. Como espécie descobre a sua essência. Sua essência e todas as suas potencialidades e desejos que ele as projeta para fora de si e as chama deDeus. Feuerbach, com sua crítica à religião, - e aqui é inevitável não relacionar o ateísmo de Feuerbach ao seu pensamento antropológico e à sua ética - quer restituir ao homem sua importância e demonstra que a teologia é, na verdade, uma antropologia.
Descrição: CHAGAS, Eduardo Ferreira; CARVALHO, Manoel Jarbas Vasconcelos. Editorial. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 6, jan./ago. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22237
ISSN: 2317-2010
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_efchagasmjvcarvalho.pdf67,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.