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Título: O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática
Autor(es): Vilella, Fábio Fernandes
Palavras-chave: Formação de professores
Pedagogia histórico-crítica
Educação de jovens, adultos e idosos
Data do documento: 2015
Editor: Revista Dialectus
Citação: Vilella, F. F. (2015)
Resumo: A formação de professores, na perspectiva do marxismo historicista, foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória acadêmica (2009; 2010-2012 e 2013-2015). No sentido de aprofundar a questão da formação de professores, analisaremos, neste texto, as possibilidades de superação da divisão do trabalho na escola através do trabalho coletivo, elemento fundamental para a organização do trabalho pedagógico e da didática. Para tal finalidade, abordaremos alguns elementos da formação dos bolsistas do Programa Unesp de Educação de Jovens e Adultos (Peja) de São José do Rio Preto (SP), em 2013-2014, que têm em perspectiva a didática para a pedagogia histórico-crítica desenvolvida por Gasparin (2013) e elaborada a partir de Saviani (1999), com vistas a discutir as inter-relações entre a crítica à divisão do trabalho na escola e à inteligência coletiva, tendo como cenário os usos das novas tecnologias aplicadas à educação. Ao elaboramos a crítica à divisão do trabalho na escola, emerge a temática da gestão democrática na escola, especialmente na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).
Abstract: Teacher education, in historicist marxist perspective, was addressed in several papers throughout our academic career (VILELLA, 2009; 2010-2012, and 2013-2015). In order to further the issue of teacher training, we will analyze in this text, the possibilities of overcoming the division of labor in school through the collective work, a key element for the organization of educational work and teaching. For this purpose, we discuss some elements of the training of fellows Unesp Program Youth and Adult Education (Peja), São José do Rio Preto (SP), in 2013 to 2014, which have in the didactic perspective to the historical-critical pedagogy developed by Gasparin (2013) and elaborated from Saviani (1999), in order to discuss the interrelationships between critical division of labor in school and collective intelligence, against the backdrop of the uses of new technologies in education. To elaborate the critique of the division of labor in school, emerges the theme of democratic management in school, especially in the Education of Young, Adults and Seniors (EJA).
Descrição: VILELLA, Fábio Fernandes. O marxismo historicista na formação de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA): teoria e prática. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 6, p. 163-176, jan./ago. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22249
ISSN: 2317-2010
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