Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22310
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Editorial
Autor(es): Jovino, Wildiana Kátia Monteiro
Chagas, Eduardo Ferreira
Palavras-chave: Editorial;Revista Dialectus;István Mészáros
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: Jovino, W. K. M.; Chagas, E. F. (2015)
Resumo: A Revista Dialectus, no seu sétimo número, traz ao debate o pensamento do filósofo marxista István Mészáros. Em tempos de degradação da razão, sua crítica à ordem social vigente é de inestimável valor teórico e prático para a luta da classe trabalhadora. A atualidade de sua teoria não se furta ao debate com a produção teórica relevante da tradição filosófica e com as posições ideológicas assumidas por um amplo contingente de pensadores e militantes - inclusive marxistas - nem sempre coincidentes e por vezes até antagônicas. O desafio a que se propôs, de atualizar O capital, de Karl Marx, autoriza-o à desmitificação da natureza mais profunda do metabolismo social do capital, um poderoso e interligado sistema de mediações alienadas, o qual exacerba a contradição capital-trabalho e engendra a opressão como a degradação do homem.
Descrição: JOVINO, Wildiana Kátia Monteiro; CHAGAS, Eduardo Ferreira. Editorial. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 7, p. 1-4, set./dez. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22310
ISSN: 2317-2010
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_wkmjovinoefchagas.pdf493,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.