Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22315
Título: A pedagogia socialista de Makarenko: notas pedagógicas
Autor(es): Maia, Lucíola Andrade
Data do documento: 2015
Editor: Revista Dialectus
Citação: Maia, L. A. (2015)
Resumo: Este texto, para além de divulgar a obra e as ideias do educador socialista ucraniano Anton Makarenko e sua eminente luta a favor da educação, busca refletir sobre a relevância de seu legado pedagógico para a formação humana. Makarenko dedicou sua vida a educar, elaborar e construir um processo educativo fundado no pensamento socialista. Seu trabalho foi especialmente dirigido à educação de crianças e adolescentes abandonados e oprimidos pela estrutura da ditadura czarista no Império russo. A pedagogia de Makarenko se notabilizou pela beleza de seu trabalho e de sua obra educativa e social, articulada nas instâncias ditas como socialismo ou socialismo real. Mormente seu trabalho em conjunto com outros educadores socialistas, fez da educação uma arte de ensinar e aprender, criando uma escola e uma vida em movimento. Movimentos e mobilizações políticas constantes constituindo, no cotidiano das relações e das lutas sociais, verdadeiras oficinas de arte-educação, vida e trabalho. O pedagogo associou a educação às necessidades dos coletivos, a realidade histórica que a comunidade e a sociedade necessitavam à época. Autor de vários livros como Poema Pedagógico, Bandeiras nas Torres, Livro dos pais e Problemas da educação escolar, o aludido educador descreve, em suas obras, sua experiência educativa na União Soviética versando sobre a edificação da escola socialista. Esses volumes marcam a vida de Makarenko e a educação crítica, abordam as primeiras lições do socialismo na União Soviética trabalhando também, entre outros relevantes tópicos, a fundação da banda de música, do grupo de teatro e suas múltiplas atividades artísticas e culturais desenvolvidas pela coletividade na Colônia Górki. O trabalho desse educador na Colônia Gorki e Comuna Dzerjinski mostra a possibilidade real dos homens-educadores darem passos transformadores nas suas vidas. A história de vida de Makarenko, as lutas sociais, as falas, os discursos pedagógicos, a práxis social, o seu engajamento político na elaboração de uma teoria da educação e de uma escola socialista fizeram desse homem-educador um autêntico defensor dos interesses dos desvalidos.
Abstract: This text, in addition to promoting the work and ideas of the Ukrainian socialist educator Anton Makarenko and his eminent struggle for education, seeks to reflect on the relevance of his pedagogical legacy for human development. Makarenko devoted his life to educate, develop and build an educational process based on the socialist thought. His work was particularly focused on the education of children and adolescents abandoned and oppressed by the structure of the Tsarist dictatorship in the Russian Empire. Makarenko’s pedagogy became famous for the beauty of his educational and social work, articulated in said instances as socialism or real socialism. Especially his work together with other socialist educators turned education into the art of teaching and learning, creating a school and a life in motion. Movements and constant political mobilization constituting, in daily social relations and struggles, real workshops of art-education, life and work. The educationalist associated the education to the needs of the collective, the historical reality that both community and society needed at the time. Author of several books, such as The Pedagogical Poem, Flags on Towers, The Book for Parents and Problems of Soviet School Education, the aforementioned educator describes, in his works, his educational experience in Soviet Union dealing with the building of the socialist school. These volumes mark the life of Makarenko and the critical education, and they address the first lessons of socialism in the Soviet Union also working, among other relevant topics, the foundation of the music band, the theater group and its many artistic and cultural activities developed by the Gorky Colony community. This educator’s work at Gorky Colony and Dzerzhinsky Commune shows the real possibility of meneducators to take transforming steps in their lives. The life story of Makarenko, the social struggles, the speeches, the pedagogical discourses, social praxis, his political engagement in the development of a theory of education and a socialist school turned this man-educator into a true defender of the interests of the underprivileged.
Descrição: MAIA, Lucíola Andrade. A pedagogia socialista de Makarenko: notas pedagógicas. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 2, n. 7, p. 73-85, set./dez. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22315
ISSN: 2317-2010
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_lamaia.pdf492,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.