Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22381
Título: Editorial
Autor(es): Rech, Hildemar Luiz
Chagas, Eduardo Ferreira
Lustosa, Maria Anita Vieira
Carvalho, Manoel Jarbas Vasconcelos
Palavras-chave: Slavoj Zizek
Atos político-pedagógicos
Luta de classes
Data do documento: 2016
Editor: Revista Dialectus
Citação: Rech, H. L.; Chagas. E. F.; Lustosa, M. A. V.; Carvalho, M. J. V. (2016)
Resumo: A Revista Dialectus, em seu 9º (nono) número, traz ao debate algumas facetas do pensamento do filósofo e psicanalista Slavoj Zizek. Este pensador esloveno é um autor instigante que criticamente adota como bases de sua construção teórica – em suas temáticas econômico-políticas, histórico-filosóficas, sócio-culturais, psicanalíticas e político-filosóficas – a densa argumentação de autores clássicos, como Karl Marx, Immanuel Kant, Georg Wilheim Friedrich Hegel e Jacques Lacan, entre diversos outros autores. Na contemporaneidade vivemos um processo de decadência civilizatória e de catástrofe econômico-social, política e ambiental, dentro de um quadro de aprofundamento da crise estrutural do sistema capitalista global. Neste quadro, Zizek procura pensar a possibilidade de atos político-pedagógicos, sintonizados com uma perspectiva de luta de classes, capazes de instaurar acontecimentos propiciadores de transcendência, emancipação e superação de um mundo capitalista globalizado, preso em contradições estruturais que provocam traumas e flagelos para bilhões de pessoas na atualidade.
Descrição: RECH, Hildemar Luiz; CHAGAS, Eduardo Ferreira; LUSTOSA, Maria Anita Vieira; CARVALHO, Manoel Jarbas Vasconcelos. Editorial. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 3, n. 9, p. 1-5, set./dez. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22381
ISSN: 2317-2010
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_hlrechefchagasmavlustosamjvcarvalho.pdf339,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.