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Título: História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano
Autor(es): Xavier, Antônio Roberto
Palavras-chave: Educação
História
Filosofia
Paideia grega
Pragmatismo romano
Data do documento: 2016
Editor: Revista Dialectus
Citação: Xavier, A. R. (2016)
Resumo: Este artigo tem como escopo principal compreender e atualizar um debate histórico-filosófico sobre educação e seus aspectos epistemológicos, traçando, sucintamente, uma ponte cognitiva entre a Paideia grega e o pragmatismo educacional romano. Este artigo é uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa e segue o método dedutivo interpretacional dos conteúdos presentes em fontes secundárias. Ao desenvolver está escrita, partiu-se do pressuposto de que educação é um daqueles termos de significados bem amplos, que, por mais que se procure definir, não se conseguem esgotar as acepções e concepções acerca de seus significados e implicações em âmbito coletivo nos diferentes momentos do saber-fazer humano. Todavia, em razão de seu variado e volumoso arcabouço de sentidos e por ser sua busca uma constante das e nas sociedades, o uso ou mau uso do vocábulo educação, muitas vezes, tem se tornado banal ou irreflexivo, praxiologicamente. O uso do vocábulo educação, em certas circunstâncias, tem deixado de representar suas reais finalidades por ser empregado de forma deslocada dos padrões sociais, morais e/ou éticos pertinentes. Com efeito, é possível que, ao se falar sobre educação, venham à tona, através do senso comum, aspectos referentes às escolas, seus muros, grades, portões, cadeados, direção, coordenação, professores, quadros e uma infindável lista de diretrizes, normas e sanções raramente cumpridas. Entretanto, conforme é demonstrado neste trabalho, educação é uma prática social indispensável para o viver e evoluir positivamente em sociedade. Para tanto, necessário se faz entender os diversos princípios, funções e demandas educacionais nos diferentes contextos da história da humanidade.
Abstract: This article has the scope to understand and update a historical-philosophical debate about education and its epistemological aspects tracing briefly a cognitive bridge between the Greek Paideia and the Roman educational pragmatism. This article is a literature review, qualitative approach and follows the interpretational deductive method of the contents on secondary sources. In developing this writing, he broke than education assumption is one of those terms of very broad meaning that for longer look set you can not exhaust the meanings and conceptions about their meanings and implications in a community basis at different times of know- make human. However, because of their varied and voluminous framework of meanings and to be your search of a constant and societies, the use or misuse of the word education, often has become banal or unreflective, praxiologicamente. The use of the word education in certain circumstances, has failed to represent their real purposes for being employee so displaced social standards. Moral and / or ethical relevant. Indeed, it is possible to talk about education come to the fore, through common sense, this refers to schools, its walls, railings, gates, padlocks, direction, coordination, teachers, staff and an endless list of guidelines, norms and sanctions rarely met. However, as demonstrated in this work, education is an indispensable social practice to live and evolve positively in society. Therefore, the need to make understand several principles, functions and educational demands in different areas of human history.
Descrição: XAVIER, Antônio Roberto. História e filosofia da educação: da paideia grega ao pragmatismo romano. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 3, n. 9, p. 81-99, set./dez. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22386
ISSN: 2317-2010
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