Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22406
Título: A página do facebook nas páginas do jornal: um estudo da cobertura de O Povo sobre a Fanpage de Cid Gomes
Título em inglês: The facebook page on the newspaper pages: a study of the coverage of O Povo on The Fanpage of Cid Gomes
Autor(es): Rebouças, Hébely da Silva
Orientador(es): Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida
Palavras-chave: Jornalismo – Mídia impressa – Ceará
Jornalismo – Mídia digital - Ceará
Jornalismo - Aspectos políticos – Ceará
Journalism
Politics
Data do documento: 2016
Citação: Rebouças, H. S.; Marques, F. P. J. A. (2016)
Resumo: O objetivo central do trabalho é investigar as relações entre Jornalismo impresso, sites de redes sociais (SRS) e política, examinando, mais exatamente, de que modo o uso do Facebook por líderes políticos é abordado na cobertura jornalística. Para isso, propõe-se analisar a cobertura do periódico cearense O Povo sobre a fanpage do ex-governador do Ceará Cid Gomes (2007-2014) no Facebook. Torna-se fundamental compreender três questões: 1) como o jornal percebe essa fonte de informação, 2) como a utiliza na construção de suas pautas e 3) de que maneira reage às tentativas do líder político de suprimir o papel de mediação exercido pela imprensa. O corpus empírico é composto por 72 textos publicados no O Povo impresso. Para as questões 1 e 2 da pesquisa, acima mencionadas, aplicamos técnicas de análise de conteúdo, debruçando-nos sobre textos que abordam especificamente o conteúdo das postagens de Cid; para a questão 3, optamos pela análise do discurso, investigando textos que abordam a estratégia do ex-gestor de utilizar o Facebook como ferramenta de comunicação. Entrevistas também foram exploradas como ferramenta metodológica. Partimos de duas hipóteses: 1) a de que o jornal teria encontrado na fanpage não uma fonte de conteúdo concorrente, mas uma referência para a construção de seu noticiário e uma oportunidade de reforçar seu discurso de credibilidade perante o público, servindo de fiscal e crítico do poder; e 2) a de que, por meio do Facebook como ferramenta de comunicação, agentes do campo político se esforçariam para suprimir ou driblar a mediação do Jornalismo. O estudo mostra que O Povo: embora, eventualmente, aponte a estratégia de Cid como positiva, adota tom predominantemente crítico ao relacionar a comunicação via Facebook com a informalidade e a polêmica; ignora a maioria das postagens nas quais o ex-gestor procura construir uma agenda positiva, dando preferência à cobertura de temas controversos; e busca reforçar sua credibilidade e legitimidade como porta-voz oficial da opinião pública. A pesquisa também mostra que, apesar de ter enxergado na fanpage uma forma de ganhar mais autonomia na divulgação de seus temas, o ex-governador também buscou explorá-la de modo a influenciar a agenda midiática. Ao fim do trabalho, verificamos a confirmação da hipótese 1 e a confirmação apenas parcial da hipótese 2.
Descrição: REBOUÇAS, Hébely da Silva. A página do facebook nas páginas do jornal: um estudo da cobertura do O Povo sobre a fanpage de CID GOMES. 2016. 198f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22406
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_hsreboucas.pdf2,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.