Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22481
Título: Um novo modelo de previsão de insolvência para o setor da construção civil
Autor(es): Perim, Monte-Mor , Danilo Soares Pablo Pulhese
Sanfins, Tardin, Neyla Marco Aurélio dos Santos
Palavras-chave: Construção civil
Falência
Data do documento: 2016
Editor: Carlos Adriano Santos Gomes
Citação: PERIM, P. P.; MONTE-MOR, D. S.; SANFINS, M. A. S.; TARDIN, N. (2016)
Resumo: Este artigo propõe um modelo de cálculo do risco de insolvência para empresas do segmento da construção civil por meio de uma abordagem que considere, além da qualidade dos ativos, o grau de severidade dos descasamentos entre ativos e passivos, bem como os riscos inerentes a esse setor. A partir de simulações de Monte Carlo e de exemplos hipotéticos, verificou-se que a nova medida foi capaz de capturar os efeitos dos descasamentos entre ativos e passivos bem como os efeitos da variação das medidas de risco de crédito, o risco de liquidez e o risco de engenharia. Além disso, os resultados sugerem que a ausência de uma distribuição harmoniosa entre ativos e passivos pode acarretar um aumento do risco de insolvência, ainda que o total de ativos a valor presente seja superior ao total de passivos.
Abstract: This study aims to propose a model that estimates insolvency risk for real estate companies through an approach that considers, in addition to the assets' quality, the mismatches between assets and liabilities on time, as well as different risks within the sector. Through Monte Carlo simulations and hypothetical examples, we show that the proposed model was able to capture mismatches between assets and liabilities and the effects of changes in the risks of credit, liquidity and engineering. In addition, our results suggest that the absence of a harmonious distribution of assets and liabilities leads to increasing insolvency risks even when the present value of total assets is greater than the present value of total liabilities
Resumo em espanhol: Este artículo tiene como objetivo proponer un modelo de cálculo del riesgo de insolvencia para las empresas del sector de la construcción a través de un enfoque que tenga en cuenta, además de la calidad de los activos, el grado de severidad de la falta de correspondencia entre los activos y pasivos, así como los riesgos inherentes a este sector. A partir de simulaciones de Monte Carlo y ejemplos hipotéticos, se encontró que la nueva medida fue capaz de capturar los efectos de los desajustes entre activos y pasivos, así como los efectos de los cambios en las medidas de riesgo de crédito, el riesgo de liquidez y el riesgo ingeniería. Además, nuestros resultados sugieren que la ausencia de una distribución armónica de los activos y pasivos puede conducir a un aumento del riesgo de insolvencia, aunque los activos totales a valor actual es mayor que el total de pasivos.
Descrição: PERIM, Pablo Pulhese; MONTE-MOR, Danilo Soares; SANFINS, Marco Aurélio dos Santos; TARDIN, Neyla. Um novo modelo de previsão de insolvência para o setor da construção civil. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.2, p.143-169, mai./ago. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22481
Aparece nas coleções:FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_ppperim.pdf994,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.