Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22540
Título: A psicologia do Brasil “democrático”: um estudo sobre políticas públicas
Título em inglês: Democratic Brazil psychology: a study on public policies
Autor(es): Vieira, Gabriela Maria de Sousa
Orientador(es): Benevides, Pablo Severiano
Palavras-chave: Ditadura Militar – Brasil - 1964-1985
Psicologia social - Brasil
Biopolítica – Brasil
Psychology
Public Policies
Data do documento: 2016
Citação: Vieira, G. M. S.; Benevides, P. S. (2016)
Resumo: Esta dissertação discorre sobre o processo de inserção da Psicologia nas Políticas Públicas no Brasil, a partir do processo de abertura democrática. Tomando como referencial o arcabouço metodológico da arqueogenealogia foucaultiana, constituiu-se uma investigação que percorreu o caminho da elaboração de um discurso democrático como a construção de um nó que amarrou uma série de requisições relacionadas ao cuidado da vida a uma estratégia de governo biopolítica. Para tanto, analisou-se a produção de saber que permitiu realizar uma superposição entre as exigências emergentes ao longo do período da Ditadura Civil-Militar no Brasil e a nova forma de governo emergente, mais especificamente, as cartilhas elaboradas pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), órgão do Conselho Federal de Psicologia que se detém a produzir referências para a atuação das Psicólogas e dos Psicólogos em Políticas Públicas. Como resultados, identificou-se que é preciso atentar às particularidades da sociedade brasileira a fim de compreender a instauração de uma biopolítica no Brasil, uma vez que, como se trata de uma sociedade diferente das sociedades, por assim dizer, desenvolvidas, os caminhos da instauração de uma biopolítica exigem que o poder trace também estratégias diferentes.
Descrição: VIEIRA, Gabriela Maria de Sousa. A psicologia do Brasil “democrático”: um estudo sobre políticas públicas . 2016. 81f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22540
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_gmsvieira.pdf594,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.