Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22546
Título: Pensiero debole e tempo do espírito em Gianni Vattimo
Título em inglês: Pensiero debole and time of the spirit in Gianni Vattimo
Autor(es): Oliveira, Francisco Elvis Rodrigues
Orientador(es): Costeski, Evanildo
Palavras-chave: Filosofia moderna
Filosofia Francesa
Filosofia italiana
Cristianity
Weak thought
Data do documento: 2017
Citação: Oliveira, F. E. R.; Costeski, E. (2017)
Resumo: Esta dissertação pretende examinar, a partir da perspectiva do pensamento fraco de Gianni Vattimo, a questão do retorno do religioso no contexto contemporâneo compreendido como pós-modernidade e como tal fenômeno é por ele compreendido como realização de uma era do Espírito. De sua perspectiva, Vattimo realiza uma reflexão a partir da dissolução da metafísica e das grandes narrativas, identificando estes elementos como características da modernidade e, a dissolução destes, como sendo a passagem crítica para o pós-moderno. À luz da aproximação que Vattimo faz de Nietzsche e Heidegger, os respectivos anúncios da morte de Deus e o do fim da metafísica, ganham relevo para sua abordagem sobre o retorno da religião e a proposta de um cristianismo não religioso. Uma vez que Vattimo associa a metafísica com a violência e a crença tradicional associa-se, por sua vez, com a metafísica, este trabalho tenciona demonstrar que a tese do pensamento fraco de Gianni Vattimo surge como agente redutor desta violência metafísica.
Descrição: OLIVEIRA, Francisco Elvis Rodrigues. Pensiero debole e tempo do espírito em Gianni Vattimo. 2017. 141f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22546
Aparece nas coleções:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_ feroliveira.pdf908,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.