Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22582
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Vivências de profissionais de saúde para a formação de um ativador de mudanças
Título em inglês: Experiences of health professionals for the formation of a change of activator
Autor(es): Cruz, Ronny Anderson de Oliveira
Sampaio, Cynthia Lima
Silva, Girleianne Araújo Costa da
Sanca, Vanessa Calixto Veras
Moreira, Thiago Pelúcio
Palavras-chave: Ensino Superior;Profissional de Saúde
Data do documento: Jul-2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista UNINGÁ Review
Citação: CRUZ, R. A. O. et al. Vivências de profissionais de saúde para a formação de um ativador de mudanças. Revista UNINGÁ Review, v. 49, p. 20-25, jul./set. 2016.
Resumo: Este artigo tem como objetivo r elatar as vivências e práticas durante a realização da especialização em ativação de proce s- sos de mudanças na formação superior de profissionais de saúde. É um estudo descritivo caracterizado como artigo de atualização a partir do relato que descreve a tra jetória de pr o- fissionais de saúde egressos do curso ofertado pela Escola Nacional de Saúde pública Sergio Arouca, que tem como fin a- lidade a busca reflexiva e atual pela reorganização do processo ensino - aprendizagem pela competência nas áreas polít i- co - geren cial, educacional e cuidado à saúde com ênfase na integralidade. Foi realizado no período de 15/01/2013 a 28/02/2014 na cidade de Fortaleza no Ceará. É perceptível que a formação profissional ainda encontra - se fragmentada e tecnicista, porém conseguimos o bservar a possibilidade real de melhorias nos processos de ensino - aprendizagem vindo a co r- roborar para a construção da formação de profissionais mais críticos, reflexivos e com práticas integrativas e éticas.
Abstract: This article aims to report the experiences and practices during the course of specialization in activation of processes of change in the education of health professionals. It is a descri p- tive study characterized as a rticle update from the report d e- scribing the trajectory of health professionals graduating from the course offered by the National School of Public Health Sergio Arouca, which aims reflective and current pursuit of reorganization of the teaching - learning p rocess the competence in political and managerial, educational areas and health care with an emphasis on comprehensiveness. It was conducted from 15/01/2013 to 02/28/2014 in the city of Fortaleza, Ceará. It is noticeable that the training still is fragment ed and techn i- calities, but we can observe the real possibility of improv e- ments in teaching - learning processes come to corroborate to the construction of the formation of more critical, reflective and integrative practices and ethical professionals.
URI: http://www.uningareview.com.br/ http://diadorim.ibict.br/handle/1/580
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22582
ISSN: 2318 - 0579 Online
1807 - 5053 Impresso
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_raocruz.pdf272,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.