Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22616
Título: As relações interdiscursivas entre o discurso religioso e o literomusical em canções interpretadas por Luiz Gonzaga
Título em inglês: The interdiscursive relations between religious discourse and literomusical discourse in songs performed by Luiz Gonzaga
Autor(es): Lopes, Shara Lylian de Castro
Orientador(es): Costa , Nelson Barros da
Palavras-chave: Gonzaga, Luiz, 1912-1989 – Baião (Música) – Análise do discurso religioso
Gonzaga, Luiz, 1912-1989 – Regionalismo e Religiosidade
Gonzaga, Luiz, 1912-1989 – Canções de forró‎
Interdiscursividade. Discurso literomusical. Discurso religioso. Luiz Gonzaga. Ethos
Interdiscursivity. Literomusical discourse. Religious speech. Luiz Gonzaga. Ethos
Data do documento: 2017
Citação: Lopes, S. L. C.; Costa , N. B. (2017)
Resumo: No presente trabalho, buscamos analisar as relações interdiscursivas que se estabelecem entre o discurso religioso e o discurso literomusical, a partir da análise de canções interpretadas por Luiz Gonzaga. A opção pelo estudo de canções interpretadas por esse artista surgiu da relevância que o intérprete teve para a música brasileira ao dar as bases para um novo gênero musical que, em alguma medida, representa o Nordeste brasileiro: o Baião. As canções que interpreta revelam muitos diálogos com o discurso religioso que, a nosso ver, colaboram para a riqueza e singularidade de sua obra. O referencial teórico principal desse trabalho é a Análise do Discurso, especificamente os estudos do pesquisador francês Dominique Maingueneau sobre o conceito de primado do interdiscurso e as categorias discursivas de ethos e cenas enunciativas. Nesta última está incluída a cenografia. Analisamos ainda a intertextualidade como processo que colabora para a construção dessas relações interdiscursivas. Além dos trabalhos de Maingueneau (2008a, 2008b, 2009), também utilizamos como referencial teórico os estudos de Costa (2001, 2004 e 2012) sobre o discurso literomusical brasileiro. O objetivo principal do trabalho foi o de verificar como a interdiscursividade, observada através do investimento ético e cenográfico nas canções de Gonzaga, bem como nas relações de intertextualidade, se constrói entre o discurso literomusical e o discurso religioso. Percebemos que tais relações são evidenciadas a partir do estudo da oscilação entre ethos discursivo do sertanejo devoto grato/festivo e questinoador/desapontado, a partir da relação com o ritmo musical e a cenografia delineada. Cenas encaixadas de preces também são recorrentes, assim como as relações intertextuais de referência direta ou alusão com textos do discurso religioso, especialmente, bíblicos , bem como processos de retextualização de preces. Essas relações do discurso literomusical com o discurso religioso fortificam posicionamento de Luiz Gonzaga no discurso literomusical brasileiro, na medida em que a religião integra a identidade cultural do sertanejo nordestino e os elementos religiosos da cenografia identificam-se com a proposta desse discurso literomusical, ora polemizando, ora ludicizando, ora disforizando
Descrição: LOPES, Shara Lylian de Castro. As relações interdiscursivas entre o discurso religioso e o literomusical em canções interpretadas por Luiz Gonzaga. 2017. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22616
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_slclopes.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.