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Tipo: Tese
Título: Multimodalidade e propósitos comunicativos no gênero homepage institucional
Título em inglês: Multimodality and communicative purposes in genre institutional homepage
Autor(es): Belini, Raimunda Gomes de Carvalho
Orientador: Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Palavras-chave: Língua portuguesa - Gêneros Discursivos - Estudo e ensino;Língua portuguesa - Estudo e ensino - Gêneros Discursivos. Linguística aplicada;Intertextualidade;Multimodality;Hypertextuality
Data do documento: 2014
Citação: Belini, R. G. C.; Sousa, M. M. F. (2014)
Resumo: Os gêneros textuais digitais apresentam características próprias decorrentes, especialmente, dos recursos que o meio oferece, como por exemplo, as organizações multimodais, os elementos hipertextuais e os propósitos comunicativos. Partindo desse pressuposto, objetivamos, nesta pesquisa, analisar os recursos multimodais, os elementos hipertextuais e os propósitos comunicativos, que contribuem para a constituição do gênero textual homepage institucional. Para tanto, esta tese está fundamentada na Análise Sociossemiótica Multimodal, que encontra amparo na proposta da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, [1996] 2006), nos estudos da hipertextualidade digital (COSCARELLI, 1999; 2009; RIBEIRO, 2008; ARAÚJO; LIMA-NETO, 2012) e dos propósitos comunicativos (ASKEHAVE; SWALES, 2001; SWALES, 2004; BEZERRA, 2009; BIASI-RODRIGUES; BEZERRA, 2012). Com base no modelo de análise de gênero proposto por Vijay Bhatia (2004), estabelecemos uma metodologia de análise de gênero textual digital, que forneceu os subsídios necessários ao percurso de investigação das homepages de universidades federais e assim alcançarmos os objetivos pretendidos a esta pesquisa. As análises desta investigação revelam que o gênero textual em questão é caracterizado pelo visual/gráfico que se destaca em detrimento do estritamente verbal, de forma a promover a integração multimodal/hipertextual e a configurar a lógica organizacional do gênero. Portanto, mais do que simplesmente oferecer sinopses, chamadas e sumários do conteúdo do site e apresentar cores, formas, imagens, através de seus recursos multimodais próprios, o gênero textual homepage institucional de universidades federais pretende atrair o leitor e fortalecer a identidade da instituição, procurando estabelecer uma imagem pública desejada. Além disso, o gênero textual homepage institucional de não fornece ao leitor todo conteúdo do site, mas apresenta uma seleção de conteúdos determinados por seus administradores que se baseiam naquilo que acreditam que irá satisfazer as necessidades e os anseios do leitor/usuário.
Abstract: The digital genres are characterized by such features as multimodal organizations, hypertext elements and communicative purposes. These, in turn, are the product of the unique resources of the environment. According to this assumption, in this research, we aim to analyze the multimodal resources, the hypertext elements and communicative purposes that contribute to the formation of the institutional homepage text genre. These include multimodal resources, hypertext elements and communicative purposes. To this end, this thesis is based on the Social Semiotic Multimodal Analysis, which finds support in the proposed Grammar of Visual Design (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; 2006), in studies of digital hypertextuality (COSCARELLI, 1999; 2009; RIBEIRO, 2008; ARAÚJO; LIMA-NETO, 2012), and in communicative purposes (ASKEHAVE; SWALES, 2001; SWALES, 2004; BEZERRA, 2009; BIASI-RODRIGUES; BEZERRA, 2012). Based on the genre analysis model proposed by Vijay Bhatia (2004), we established a methodology for analyzing digital genre which supported the investigation process of the federal universities’ homepages. This allowed us to achieve the desired goals of this research. The analyses of this investigation show that the genre in question is characterized by the visual/graphic dimension over the strictly verbal in order to promote multimodal and hypertextual integration, and set up the organizational logic of the genre. Therefore, rather than simply offering synopses, calls and summaries of the website content, presentation of colors, shapes, images through its own multimodal resources, the institutional homepage genre aims to engage the reader while strengthening the institution’s identity and helping to establish the desired public image. Moreover, the institutional homepage genre does not provide the reader with all site content, but presents a selection of content determined by their administrators. The selection criteria are based on what they believe will meet the needs and wishes of the reader/user.
Descrição: Belini, Raimunda Gomes de Carvalho. Multimodalidade e propósitos comunicativos no gênero homepage institucional. 2014. 179f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22617
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