Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2266
Título: Avaliação econômica da geração e dos métodos de tratamento dos resíduos sólidos domésticos
Autor(es): Diniz, Marcelo Bentes
Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Palavras-chave: Resíduos sólidos domésticos
Bem estar social
Data do documento: 1998
Editor: Revista Econômica do Nordeste
Citação: DINIZ, Marcelo Bentes; ARRAES, Ronaldo de Albuquerque e (1998)
Resumo: Analisa custos e benefícios da implantação conjunta dos métodos de tratamento de resíduos sólidos domésticos, notadamente usinas de reciclagem e compostagem e aterro sanitário. O suporte teórico foi provido pela análise de bem-estar social, com ênfase para o tratamento das externalidades. Como base metodológica empírica montaram- se, inicialmente, modelos econométricos com vistas a identificar as variáveis, prever e simular a dimensão tanto do déficit na coleta quanto a geração dos resíduos sólidos urbanos. Os resultados obtidos foram estatisticamente satisfatórios em vista das confiáveis estimativas obtidas. O resultado mais importante indicou a existência de benefícios sociais líquidos advindos da adoção dos empreendimentos considerados. Do confronto entre os benefícios e custos anuais do projeto (aterro sanitário e usina de reciclagem e compostagem),extraiu-se, dentre outros indicadores positivos,uma relação benefício-custo de 1,55, indicando que para cada unidade de custos haveria 1,55 unidades de benefícios.
Descrição: DINIZ, Marcelo Bentes; ARRAES, Ronaldo de Albuquerque e. Avaliação econômica da geração e dos métodos de tratamento dos resíduos sólidos domésticos. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 29, n. esp., p.1065-1086, jul. 1998. TRATAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2266
ISSN: 01004956
Aparece nas coleções:CAEN - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_art_mbdiniz.pdf318,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.