Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22780
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Perspectivas e principais alterações no DSM-5
Autor(es): Bandeira, Janaína
Campos, Eugênio de Moura
Palavras-chave: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais;Transtornos Mentais;Psicopatologia
Data do documento: Jan-2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Medicina da UFC
Citação: BANDEIRA, J. ; CAMPOS, E. M. Perspectivas e principais alterações no DSM-5. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 57, n. 1, p. 15-18, jan./abr. 2017.
Resumo: Introdução: com o avanço das pesquisas em neurobiologia e a necessidade de optimização dos critérios diagnósticos, a 5ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) realizou importantes mudanças no modo de classificar, catalogar e diagnosticar as doenças mentais. Material e métodos: empreendemos pesquisa de artigos na Pubmed com análises sob diferentes perspectivas com o propósito de obter uma ampla visão das limitações e conquistas com sua publicação. Desenvolvimento: a nova edição do manual efetuou inúmeras alterações em relação à anterior, como a mudança do sistema de classificação multiaxial para dimensional, a fim de melhor abordar os sintomas como um continuum de intensidade, e a elaboração de critérios com maior especificidade para reduzir os diagnósticos “sem outra especificação”. Por fim, citamos o projeto Research Domain Criteria Project (RDoC), ressaltando o contexto e os motivos de sua criação em torno do DSM-5. Conclusão: a atualização conseguiu apenas parcialmente seu objetivo de adotar amplamente o sistema dimensional e não obteve sucesso em incluir critérios genéticos ou neurobiológicos. Contudo, sua possibilidade de contínua revisão possibilita que seja renovada de acordo com as descobertas relevantes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22780
ISSN: 2447-6595 On line
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jbandeira.pdf683,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.