Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22829
Title in Portuguese: Descrição taxonômica de cinco novas espécies de Blattodea do Membro Crato, formação Santana,Bacia do Araripe, Nordeste do Brasil
Title: Taxonomic description of five new species of Blattodea Crato Member, Santana formation, Araripe Basin, Northeast Brazil
Author: Cardona, Milagros Gabriela da Cruz
Advisor(s): Filho, Wellington Ferreira da Silva
Keywords: Paleontomologia
Insecta
Barata
Geociências
Issue Date: 2016
Citation: CARDONA, M. G. C (2016)
Abstract in Portuguese: A riquíssima assembleia fossilífera encontrada na Formação Santana do Cretáceo da Bacia do Araripe, alberga uma grande quantidade de insetos fósseis, incluindo a ordem "Blattaria", especialmente no Membro Crato de idade Albiana-Aptiana. A alta taxa de preservação destes organismos e das suas partes mais frágeis, como as asas, acontece graças ao ambiente lacustre e de baixa energia em que foram depositados. As asas, também denominadas por tégminas, possuem um padrão de nervuras que permite avaliar exatamente a sua importância taxonômica no meio paleontomológico. No presente trabalho é realizado um estudo taxonômico, onde são descritas cinco novas espécies provenientes do calcário laminado da porção superior do Membro Crato da Mina Pedra Branca em Nova Olinda, Ceará. Os exemplares descritos encontram-se incluídos, um no gênero Mesoblattinopsis Pinto 1989, um no gênero Blattulopsis Pinto 1990 e três no gênero Mesoblattina Geinitz 1880. Para isso e para uma melhor organização dos critérios que permitiram incluí-las nos gêneros mencionados anteriormente foram elaboradas tabelas que mostram as principais diferenças entre os exemplares e as espécies já descritas.
Abstract: A riquíssima assembleia fossilífera encontrada na Formação Santana do Cretáceo da Bacia do Araripe, alberga uma grande quantidade de insetos fósseis, incluindo a ordem "Blattaria", especialmente no Membro Crato de idade Albiana-Aptiana. A alta taxa de preservação destes organismos e das suas partes mais frágeis, como as asas, acontece graças ao ambiente lacustre e de baixa energia em que foram depositados. As asas, também denominadas por tégminas, possuem um padrão de nervuras que permite avaliar exatamente a sua importância taxonômica no meio paleontomológico. No presente trabalho é realizado um estudo taxonômico, onde são descritas cinco novas espécies provenientes do calcário laminado da porção superior do Membro Crato da Mina Pedra Branca em Nova Olinda, Ceará. Os exemplares descritos encontram-se incluídos, um no gênero Mesoblattinopsis Pinto 1989, um no gênero Blattulopsis Pinto 1990 e três no gênero Mesoblattina Geinitz 1880. Para isso e para uma melhor organização dos critérios que permitiram incluí-las nos gêneros mencionados anteriormente foram elaboradas tabelas que mostram as principais diferenças entre os exemplares e as espécies já descritas.
Description: CARDONA, Milagros Gabriela da Cruz. Descrição taxonômica de cinco novas espécies de Blattodea do Membro Crato, formação Santana, Bacia do Araripe, Nordeste do Brasil. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Geologia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22829
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DGL - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_dis_mgccardona.pdf6,84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.