Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22916
Title in Portuguese: Educação, desenvolvimento e inclusão digital: reflexões teórico-metodológicas para uma avaliação dos Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID´s
Title: Education, development and digital inclusion: theoreticalmethodological evaluation of the Centros Rurais de Inclusão Digital - CRID´S
Author: Gussi, Alcides Fernando
Muniz, Cátia Regina
Borges Neto, Hermínio
Keywords: Avaliação
Desenvolvimento
Educação
Inclusão digital
Issue Date: 2010
Publisher: Revista Avaliação de Políticas Públicas
Citation: Gussi, A. F.; Muniz, C. R.; Borges Neto, H. (2010)
Abstract in Portuguese: A proposta deste artigo é apresentar as reflexões teóricas e a proposta metodológica de uma pesquisa de avaliação, em curso, sobre os Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID´s, ambientes virtuais de aprendizagem instalados em comunidades de assentamentos rurais no Ceará, no âmbito de um programa do Laboratório de Multimeios da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Ceará - UFC. Essa pesquisa objetiva formular indicadores socioculturais que permitam avaliar em que medida o uso das tecnologias digitais na educação estão contribuindo para inclusão social, bem como para a promoção do desenvolvimento local. Para tanto, apresentamos seus resultados iniciais que consistem numa discussão analítica sobre as noções de desenvolvimento que norteiam a pesquisa e na proposta metodológica de caráter etnográfico. As conclusões indicam que uma avaliação dos CRID´s deve articular o desenvolvimento às várias dimensões da vida social das comunidades rurais em que estão instalados.
Abstract: The purpose of this paper is to present the theoretical reflections and methodological proposal for an evaluation research in progress on the Rural Center for Digital Inclusion – CRID’s, virtual learning environments installed in the rural communities in Ceará, a program of the Multimedia Laboratory of the Faculty of Education/ Universidade Federal do Ceará. This research aims to formulate socio-cultural indicators to evaluate to the use of digital technologies in education and the contribution to social inclusion and local development. This paper presents the initial results that consist of analytical discussion on the notions of development that guide the ethonografics research. The conclusions indicate that an of the development should articulate the development of various dimensions of social life of rural communities in which they are installed.
Description: GUSSI, Alcides Fernando; MUNIZ, Cátia Regina; BORGES NETO, Hermínio. Educação, desenvolvimento e inclusão digital: reflexões teórico-metodológicas para uma avaliação dos Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID´s. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 3, v. 1, n. 5, p. 21-32, jan./jun. 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22916
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1984-3100
Appears in Collections:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_art_afgussicrmuniz.pdf74,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.