Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2295
Título: Qualidade institucional e crescimento econômico
Autor(es): Arraes, Ronaldo de Albuquerque e
Teles, Vladimir Kuhl
Palavras-chave: Crescimento Econômico
Qualidade Institucional
Data do documento: Nov-2000
Editor: Revista Econômica do Nordeste
Citação: ARRAES, Ronaldo de A. e; TELES, Vladimir Kuhl (2000)
Resumo: O objetivo central deste artigo é investigar os efeitos da qualidade político-institucional sobre o crescimento econômico – medida por eficiência burocrática, ausência de corrupção, proteção de direitos de propriedade, estabilidade política e coesão à lei. Dentro de uma abordagem teórica de crescimento endógeno e considerando-se dados em painel para mais de 100 países em uma série de quatro décadas (1960, 1970,1980, 1990), estipulou-se um modelo econométrico de equações simultâneas com variáveis dependentes limitada e contínua, de onde determinou-se conjuntamente qualidade institucional e crescimento. Das estimações e simulações, podese inferir que a qualidade institucional afeta não apenas o nível de crescimento de longo prazo como também indica que o primeiro passo a ser efetivado em uma política de crescimento sustentável dá-se pela constituição de mecanismos eficazes de forma a garantir uma estrutura institucional capaz de prover os fatores causadores e mantenedores do crescimento de forma contínua.
Descrição: ARRAES, Ronaldo de Albuquerque e; TELES, Vladimir Kuhl. Qualidade institucional e crescimento econômico. Revista Econômica do Nordeste, v.31, n.esp., p.882-897, nov. 2000.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2295
ISSN: 01004956
Aparece nas coleções:CAEN - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000_art_raarraes.pdf242,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.