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Title in Portuguese: A determinação reflexiva na formação docente mediada pela política educacional do PIBID
Author: Lopes, Fátima Maria Nobre
Silva Filho, Adauto Lopes da
Pinheiro, Víctor Moita
Keywords: Política educacional
Formação docente
Determinação reflexiva
Educational policy
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: LOPES, Fátima Maria Nobre; SILVA FILHO, Adauto Lopes da; PINHEIRO, Víctor Moita. A determinação reflexiva na formação docente mediada pela política educacional do PIBID. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 72, p. 9-19, jul./dez. 2016.
Abstract in Portuguese: Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), de 20 de dezembro de 1996, há uma preocupação com a melhoria dos cursos de formação docente. É por esse viés que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vem proporcionando o aprimoramento e o incentivo à carreira do magistério em diversas áreas do ensino da educação básica. É assim que a CAPES responde ao compromisso de investir na valorização do magistério e na qualidade da educação brasileira. Desse modo, a política educacional do PIBID proporciona uma determinação reflexiva no sentido de contribuir para uma boa formação do futuro professor. Essa boa formação, por sua vez, retroage ao campo escolar, proporcionando melhores aulas e também uma melhor formação para os alunos escolares. O objetivo do presente artigo é apontar, a partir do pensamento do filósofo György Lukács, essa determinação reflexiva mediada pela interação dialética entre a universidade, o PIBID e a escola, cuja objetividade ou nexo social gerado tem resultado numa contribuição para a otimização da formação docente no complexo educacional brasileiro. Essa constatação parte da aplicação do PIBID na Universidade Federal do Ceará (UFC) desde o ano de 2008. Fomos partícipes dessa experiência como coordenadores da área de Filosofia nos anos de 2010 a 2013.
Abstract: Since the promulgation of “LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira” (Law of Guidelines and Basis of Brazilian Education), in december 20, 1996, there has been a concern about improvements in teacher training courses. Through that bias, “PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” (Institutional Program of Scholarships on Teaching Iniciation) which is supported by “CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (Improvement Coordination of Higher Education Personnel), has been providing enhancement and motivation for people to undergo magisterium careers in diverse fields of basic education. In that way, CAPES commits to invest in magisterium acknowledgment and quality of brazilian education. Therefore, PIBID’s educational policy provides a mindful determination, so to speak, it contributes to a better formation of the future teacher at the same time this better formation reflects on the educational field, supporting improved classes as well as better formation for scholar students. The purpose of the present article is to point out this thoughtful determination mediated by interaction dialetics between university, PIBID and school; based on the thoughts of philosopher György Lukács. The objectivity or social nexus generated hence has resulted in a contribution to optimization of Brazilian teacher training. This finding or conclusion is based upon the observation of PIBID’s aplication in “Universidade Federal do Ceará” (Federal University of Ceara) since 2008, in which we ourselves have participated as coordinators of philosophy field, between 2010 and 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23136
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2526-0847 (online)
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